Na passada sexta-feira, centenas de pessoas reuniram-se em volta daquilo que chegou a ser considerado, pelo Guinness World Record, como a maior 'Capsula do Tempo do Mundo'. O objetivo de todos era revelar os tesouros ali guardados desde... 1977.
A infraestrutura em causa é da autoria de Harold Davisson, que tinha como um dos objetivos de vida deixar aos netos recordações do seu tempo, para que estes pudessem perceber como foi a sua vida.
A obra chegou a levar os filhos a pensar que "estava doido", mas facto é que a sua herança suscitou a curiosidade de muitos durantes anos.
"O meu pai, Harold Davisson, queria que os seus netos recordassem a vida em 1975. Ele era um grande defensor da vida. Ele fazia tudo em grande", afirmou a sua filha Trish Davisson Johnson à estação televisiva NBC News.
Assim, no fim da semana passada, foram muitos os que se reuniram para assistir ao momento em que a dita cápsula foi aberta e se revelou o conteúdo.
A cápsula foi fechada na localidade de Seward, Nebraska, em 25 de julho de 1977. Foi reaberta agora, quase 50 anos depois. Esta consistia numa espécie de garagem subterrânea, onde estavam guardados vários objetos.
Harold chegou a vencer um título do Guinness para a maior cápsula do tempo, tendo em 1983 perdido o mesmo. Nessa altura, construiu uma espécie de pirâmide por cima da infraestrutura para lhe dar mais visibilidade e recuperar o prémio.
Our Town Seward: World’s Largest Time Capsule https://t.co/F3DXvuVWr9
— Rapida145 (@rapida145) July 4, 2025
O momento da revelação consistiu em retirar a tampa da estrutura e com recurso a uma grua, retirar o que estava no interior.
À luz do dia, voltaram por exemplo um carro Chevrolet Vega, marca fabricada entre 1970 e 1977, e uma mota antiga da marca Kawasaki. Segundo a NBC, ao todo, estavam guardados cerca de 5 mil itens da década de 70.
After 50 years underground, this 1975 Chevy Vega and blue Kawasaki have finally seen daylight.
— WRCPAST (@WRCPAST) July 6, 2025
They were part of the world’s largest time capsule, opened last week in Nebraska. Even sealed away.
Nearly 5,000 items were buried in Harold Davisson’s giant capsule, preserving a… pic.twitter.com/zvBJw5ijsE
A cápsula compilava artigos de várias famílias que se sentiram desafiadas ao longo dos anos a enviar a Harold as suas recordações. Muitas das pessoas que estiveram no momento da abertura da cápsula eram familiares dos donos dos pertences, alguns deles já falecidos.
Roupas, convites de casamento, móveis, registos de áudio são apenas alguns dos objetivos guardados no interior. Alguns foram retirados em melhor estado que outros.
"Muitos dos pacotes que estavam embrulhados em plástico saíram muito, muito bem, mas temos uma grande quantidade de objetos de papel e cartão com bolor. Mas, mais uma vez, eu diria que cerca de 80% das pessoas vão conseguir recuperar os seus artigos e 20% vão ficar desiludidas", disse Davisson.
Uma mulher partilhou que dentro da cápsula recuperou um ficheiro áudio com as vozes do seus pais. Emocionada, a mulher afirmou ser "muito especial" saber que as suas vozes, que já não ouvia há algum tempo, estariam dentro da cápsula.
Leia Também: Apreendidas cerca de 30.000 unidades de medicamentos ilegais em Portugal