A posição foi assumida em comunicado divulgado hoje, sobre a 51.ª sessão ordinária da comissão política da Frelimo, que analisou a atual situação política, económica e sociocultural do país, além de ter avaliado, entre outros assuntos, a celebração dos 50 anos da independência nacional e 63 anos da Frelimo e as parcerias estratégicas para o Desenvolvimento e Ação Diplomática.
Para aquele órgão, o encontro, mantido em Lisboa, entre Daniel Chapo e Marcelo Rebelo de Sousa, mas também a reunião com o primeiro-ministro português, Luís Montenegro, "reafirma o compromisso de fortalecer a cooperação mútua e vantajosa" entre os dois países.
Ainda na componente das parcerias estratégicas para o desenvolvimento e frente diplomática, a Frelimo enalteceu a participação de Daniel Chapo, na 4.ª Conferência Internacional das Nações Unidas sobre o Financiamento para o Desenvolvimento, realizada de 30 de junho a 03 de julho em Sevilha, e o encontro com o seu homólogo espanhol, rei Filipe VI.
Para a comissão política, nestes eventos, "Moçambique transmitiu a mensagem sobre a necessidade do reforço da cooperação internacional, assegurando equidade e justiça no acesso ao financiamento".
Na quinta-feira, o Presidente moçambicano - que é também presidente da Frelimo - evocou, em Lisboa, a excelência das relações entre os dois países e destacou o "contínuo apoio de Portugal na formação de quadros moçambicanos", que considerou ser "um sinal inequívoco dessa excelente cooperação" bilateral.
"Trocámos pontos de vista sobre assuntos de interesse comum e avaliámos, igualmente, o estágio atual da cooperação bilateral entre Portugal e Moçambique e concluímos que atravessamos um excelente momento da nossa cooperação, consubstanciado por, entre outros motivos, a implementação de projetos acordados no âmbito do Programa Estratégico de Cooperação 2022-2026", afirmou Daniel Chapo.
"Portanto, o contínuo apoio de Portugal na formação de quadros moçambicanos aqui em Portugal, na área da defesa e formação académica em geral, para nós é um sinal inequívoco dessa excelente cooperação entre os dois países", acrescentou.
Leia Também: Frelimo pede mais medidas após redução do preço dos combustíveis