Um turista franco-alemão de 18 anos que realizava um passeio de bicicleta no Irão deixou de dar notícias à família a 16 de junho, num desaparecimento considerado inquietante por parte da diplomacia francesa.
"Este desaparecimento é inquietante. Estamos em contacto com a família sobre o assunto", disse fonte da diplomacia francesa à agência de notícias France-Presse (AFP), contactada na sequência da divulgação nas redes de um alerta para o desaparecimento do jovem.
Segundo uma publicação no Instagram, o turista desaparecido chama-se Lennart Monterlos, tem 18 anos e as nacionalidades francesa e alemã.
Questionada pela AFP, a fonte da diplomacia gaulesa disse não saber se o jovem é um dos europeus detidos recentemente no Irão, sob a acusação de espionagem a favor de Israel.
Lembrando que o Irão tem adotado uma "política deliberada de tomada de reféns ocidentais", a mesma fonte reiterou o apelo aos cidadãos franceses para que não viajem para o país ou, caso se encontrem atualmente naquele território, o abandonem imediatamente devido ao risco de serem alvo de uma "detenção arbitrária".
Leia Também: Dois militares iranianos morrem ao tentar desarmar explosivos