Na hora de consumir frutas e vegetais, existe um erro que muitas pessoas comentem que pode estar a comprometer a sua saúde. Um virologista revelou alguns dos riscos que está a correr por não adotar este simples hábito antes de o consumir.
Océane Sorel é virologista e na sua conta de Instagram partilhou um vídeo em que revelou as consequências de não lavar as frutas e legumes antes de os consumir. Pode ser algo que faça quando os come na totalidade, mas é também importante mesmo se for retirar a casca refere a especialista.
"Depois de colhidos ou apanhados, frutas e vegetais podem conter insetos, fezes de animais, terra, resíduos de pesticidas e vários micróbios", começou por dizer. Tais elementos podem acabar por entrar na fruta ao cortá-los, através da faca.
"A faca pode transferir micróbios ou sujidade da casca para o interior dos alimentos. Ao cortar uma batata ou cenoura, a faca corta a casca e depois a polpa, que fica exposta à contaminação."
Leia Também: Cinco alimentos para reduzir o colesterol e melhorar a saúde do coração
Explica ainda que alguns micróbios são inofensivos, mas outros são responsáveis por causar gastroenterite, intoxicação alimentar e outro tipo de complicações. Diz também que existem pessoas que correm mais riscos do que outras, como é o caso de crianças e idosos.
Desta forma, aconselha sempre levar bem as frutas e legumes, mesmo se acabar por retirar a casca posteriormente. Uma exceção é dada às bananas, uma vez que acaba por não cortar quando tem a casca.
Mas, por exemplo, meloas, melão e melancias, tudo fruta da época, convém que as limpe antes de cortar. Pode achar que não faz muito sentido, mas certamente que as ideias da virologista já lhe deram algum alerta.
Lavar frutas e vegetais é suficiente? Estudo deixa outro aviso
Um grupo de investigadores da Universidade Agrícola de Anhui, na China, lança sério alerta sobre a forma como estamos a lavar frutas, legumes e vegetais. O estudo, publicado no no Nano Letters da American Chemical Society, afirma que lavar as frutas é um essencial, mas pode não ser suficiente para remover produtos químicos tóxicos e resíduos de pesticidas.
Os cientistas vão mais longe, ao afirmar que é necessário remover as cascas das frutas e vegetais, sobretudo de maçãs, para nos livrarmos dos pesticidas. O estudo comprovou que os pesticidas não só permanecem na casca da maçã após a lavagem com água, como também penetram na camada mais externa da polpa.
A boa notícia é que cortá-la pode ser o suficiente para diminuir significativamente o risco de contaminação.
Comer cascas de banana?
Chris Bonnett, da Gardening Express, revelou ao The Daily Mail que as cascas de banana podem ser o elemento que falta às suas plantas. "A alimentação vegetal caseira é uma maneira fácil e barata de alimentar as plantas sem prejudicá-las acidentalmente", começa por dizer. "As plantas podem começar a morrer quando carecem dos nutrientes adequados de que precisam para viver", continua.
"O potássio extra vai tornar as suas plantas mais fortes e saudáveis, dando-lhes mais energia para combater pragas que possam aparecer."
Leia Também: Alimentos magros podem aumentar gordura abdominal, afirma médico