Costuma acordar entre as três e as cinco da manhã? Esta pode ser a razão

O nosso corpo funciona segundo um ritmo circadiano, um padrão inato de 24 horas que controla o sono, a atividade hormonal e outros processos físicos essenciais de acordo com os ciclos de luz e escuridão.

Acordar, noite, insónia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
31/07/2025 15:24 ‧ ontem por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Sono

Se costuma acordar praticamente todas as noite, é muito provável que, se já olhou para o relógio, seja um horário compreendido entre as três e as cinco da manhã.

 

Não precisa de se preocupar. Aliás, esta questão é extremamente comum e até é falada em lendas escandinavas, noticia o Mirror.

Para os antigos povos nórdicos, as horas escuras entre a noite e a manhã eram apelidadas de 'hora do lobo'.

Várias religiões também rotulam este período de tempo como a 'hora do diabo', porque se acredita ser o momento em que os espíritos e as forças malévolas estão mais poderosos e em que é mais provável que ocorram encontros do outro mundo.

E sabe qual é a razão para este fenómeno? A ciência parece ter uma resposta e é mais reconfortante do que as lendas assustadoras.

O nosso corpo funciona segundo um ritmo circadiano, um padrão inato de 24 horas que controla o sono, a atividade hormonal e outros processos físicos essenciais de acordo com os ciclos de luz e escuridão.

Médicos citados pela referida publicação explicam que não existe necessariamente um único culpado, mas reconhecer as possíveis causas mais frequentes pode ajudá-lo a voltar a desfrutar de um descanso ininterrupto.

O ambiente em que dorme desempenha um papel importante no facto de não conseguir dormir. Pode ser óbvio: os ruídos noturnos - desde o trânsito lá fora até ao zumbido do telefone ou da televisão no quarto ao lado - podem facilmente despertá-lo. Mesmo fontes de luz ténues, como um candeeiro de rua a brilhar através de uma janela ou uma luz de presença, podem ser suficientes para perturbar o sono.

Isto é particularmente verdade nas primeiras horas da manhã, quando o corpo passa mais tempo em fases mais leves do sono. À medida que a noite avança, o sono profundo e o sono REM dão lugar a um sono mais leve, deixando-o mais vulnerável ao despertar devido ao ruído ou à luz ambiente.

Alterações hormonais
A menopausa é outra causa frequente. A flutuação dos níveis hormonais pode levar a perturbações do sono, muitas vezes acompanhadas de afrontamentos, suores noturnos e insónias.

Perturbações do sono
Os despertares frequentes de manhã cedo também podem ser um sinal de uma perturbação do sono, como por exemplo insónia, apneia obstrutiva do sono, perturbações do ritmo circadiano, ou pesadelos.

Stress, ansiedade ou depressão
O stress é um dos fatores mais comuns de perturbação do sono. As pessoas com elevada 'reatividade do sono' - uma tendência para dormir mal durante períodos de stress - são especialmente susceptíveis. As perturbações de ansiedade, incluindo a perturbação de pânico e as fobias, podem agravar este padrão.

A depressão também tem uma forte ligação com as perturbações do sono. Os especialistas acreditam que altera o ritmo circadiano, levando a ciclos irregulares de sono-vigília que podem causar despertares durante a madrugada.

Envelhecimento
À medida que envelhecemos, os nossos ritmos circadianos alteram-se, tornando mais provável o despertar de manhã cedo. Os adultos mais velhos também passam menos tempo em sono profundo, aumentando a sua sensibilidade a perturbações. Em média, é normal que as pessoas mais velhas acordem três a quatro vezes por noite.

Leia Também: Especialistas do sono revelam como dormir melhor em dias de muito calor

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas