BdP? "Escolhemos alguém que entendemos que é melhor para o cargo"

António Leitão Amaro indicou esta quinta-feira aos jornalistas que a escolha de Álvaro Santos Pereira - e a não recondução de Mário Centeno - tem que ver apenas com as qualidades do ex-ministro da Economia de Passos Coelho.

António Leitão Amaro, PSD,

© Zed Jameson/Bloomberg via Getty Images

Anabela Sousa Dantas
24/07/2025 14:26 ‧ há 2 dias por Anabela Sousa Dantas

Economia

Leitão Amaro

O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, anunciou esta quinta-feira a não recondução de Mário Centeno no Banco de Portugal sem tecer quaisquer considerações sobre o ex-ministro das Finanças, preferindo apontar, antes, as qualidades do novo líder do banco central português.

 

"Agradecemos o exercício da função profissional [de Mário Centeno], respeitamos o exercício do seu mandato. Não vamos tecer considerações sobre o seu trabalho", afirmou Leitão Amaro.

"Escolhemos alguém que entendemos que é melhor para o cargo", acrescentou. "Serve melhor os objetivos que se pretendem para o banco central".

O ministro da Presidência, sublinhe-se, foi questionado pelos jornalistas sobre a decisão de não reconduzir o (ainda) governador do Banco de Portugal após o primeiro mandato, algo que é usual acontecer com o líder do banco central (dois mandatos). Leitão Amaro não respondeu a perguntas sobre o desempenho profissional de Mário Centeno, focando-se apenas na nomeação de Álvaro Santos Pereira, economista-chefe da OCDE e ex-ministro da Economia de Pedro Passos Coelho.

"Álvaro Santos Pereira é melhor escolha, por ser independente, não vem nem de dentro de um banco, nem vem de um governo", acrescentou Leitão Amaro, exacerbando o currículo "altamente reconhecido" do economista.

Álvaro Santos Pereira foi ministro da Economia e do Emprego de 2011 a 2013, no governo de Pedro Passos Coelho (PSD/CDS-PP), e é atualmente o economista-chefe da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

As tensões com Governo e auditoria à IGF

Mário Centeno vai deixar o Banco de Portugal após um mandato de cinco anos marcado, particularmente nos últimos meses, por algumas divergências com os governos liderados por Luís Montenegro.

Centeno aprovou negócio de risco à saída? CDS-PP pede audição urgente

Centeno aprovou negócio de risco à saída? CDS-PP pede audição urgente

Banco de Portugal, na altura governado por Mário Centeno, assinou contrato-promessa para nova sede, mesmo com contingências graves que poderiam vir a colocar em causa o negócio. CDS-PP anunciou quer ouvir Centeno no Parlamento.

Lusa com Notícias ao Minuto | 13:57 - 21/07/2025

Ao longo do mandato, foram vários os momentos de tensão entre o governador e o Governo, e, a dias da escolha do novo nome, o executivo decidiu pedir uma auditoria à Inspeção Geral de Finanças (IGF) sobre o processo de construção do novo edifício do Banco de Portugal na cidade de Lisboa.

A decisão surgiu depois de o jornal Observador ter noticiado na segunda-feira, 21 de julho, que o valor das futuras instalações nos terrenos da antiga Feira Popular, em Entrecampos, será superior aos 191,99 milhões de euros consagrados no contrato de compra e venda, celebrado em maio entre o Banco de Portugal e a Fidelidade. O valor ali definido refere-se apenas às obras estruturais, estimando o jornal que o custo total possa subir para 235 milhões de euros.

Ao anunciar a auditoria na terça-feira, 22 de julho, "em virtude das notícias sobre o novo edifício", o gabinete do ministro das Finanças disse que o faz "para defesa da instituição [o Banco de Portugal] e em total respeito pela sua independência".

[Notícia atualizada às 14h40]

Leia Também: Álvaro Santos Pereira será o novo governador do Banco de Portugal

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas