O Arsenal prepara-se para voltar ao mercado em busca de mais um avançado que possa integrar o plantel às ordens de Mikel Arteta. Tudo isto por conta da lesão de Kai Havertz, que foi ausência notada no treino aberto desta quarta-feira, segundo adianta o portal The Athletic.
A contas com uma lesão no joelho, o internacional alemão - suplente utilizado no arranque da nova época, na vitória do Arsenal na visita ao Manchester United -, vai ficar várias semanas de fora das opções dos gunners e abre, assim, uma vaga no lote de avançados ao dispor de Arteta.
Viktor Gyokeres passa, de resto, a ser o único jogador fisicamente apto para jogar na posição de ponta de lança. Gabriel Jesus, outro jogador que também pode assumir o mesmo papel, ainda se encontra a recuperar de uma lesão no ligamento anterior cruzado, contraída em janeiro, e nem sequer tem prevista a data de regresso aos treinos.
Por seu turno, Havertz sofreu a segunda lesão neste ano de 2025, tendo falhado, na última temporada, 18 jogos do Arsenal, entre Premier League e Liga dos Campeões, regressando à competição apenas nos últimos dois jogos da época transata. Nessa altura, e por falta de opções, Arteta teve de adaptar Mikel Merino à posição de número 9.
Resta, agora, perceber se Havertz terá de ser operado e quanto tempo ficará, de facto, fora das contas de Arteta, sendo por isso quase certo que o Arsenal será obrigado a investir mais milhões na busca por uma nova opção ofensiva.
Gyokeres com via aberta
Ao mesmo tempo, o treinador espanhol do Arsenal fica praticamente obrigado a dar a titularidade a Viktor Gyokeres. Mesmo perante a onda de críticas que se instalou após a estreia, em jogos oficiais, do goleador, que pode custar mais de 70 milhões de euros e que chegou a Londres neste verão, oriundo do Sporting, Arteta terá de apostar em Gyokeres.
O internacional sueco de 27 anos terá, no entanto, de corresponder com golos, sob pena de ver o seu espaço na equipa a ser reduzido depois de uma longa novela de verão. Arteta já afirmou confiar no talento de Gyokeres, mas terá sempre como solução de recurso apostar novamente em Merino como avançado improvisado ou adaptar o belga Leandro Trossard ao lugar.
Depois de ficar em 'branco' frente ao Manchester United, de Ruben Amorim, no passado domingo, Gyokeres aponta agora baterias ao recém-promovido Leeds United, um adversário teoricamente mais acessível. O jogo está agendado para a tarde de sábado, a partir das 17h30, e o ex-Sporting vai ter de mostrar mais em pleno Emirates Stadium, depois de uma exibição desastrosa em Old Trafford.
Os números assim o demonstram: Viktor Gyokeres não conseguiu fazer qualquer remate à baliza do Manchester United, perdeu 10 dos 13 duelos protagonizadas e falhou metade dos passes que tentou fazer.
O tema tem sido debatido diariamente em Inglaterra e não faltam opiniões distintas. Antigos jogadores como Rio Ferdinand e Troy Deeney revelaram desconfiança quanto às capacidades de Gyokeres, ao passo que Jamie Carragher e Gary Neville entraram em desacordo quanto à sua utilização no Arsenal.
Leia Também: Imune às críticas, Viktor Gyokeres já reagiu à estreia na Premier League