Terminou a espera. Luís Filipe Vieira é candidato às eleições do Benfica

Antigo presidente do Benfica junta-se ao atual líder Rui Costa, bem como a João Noronha Lopes, João Diogo Manteigas, Cristóvão Carvalho e Martim Mayer, na corrida às eleições presidenciais dos encarnados, agendadas para o próximo dia 25 de outubro.

Luís Filipe Vieira

© Mário Vasa / Global Imagens

Miguel Simões
19/08/2025 21:12 ‧ há 11 horas por Miguel Simões

Desporto

Benfica

Após muita especulação, Luís Filipe Vieira confirmou, esta terça-feira, a sua candidatura às eleições presidenciais do Benfica, em entrevista concedida à TVI/CNN. Dessa forma, o antigo líder máximo dos encarnados junta-se a Rui Costa (atual presidente), João Noronha Lopes, João Diogo Manteigas, Cristóvão Carvalho e Martim Mayer na corrida ao ato eleitoral agendado para o próximo dia 25 de outubro.

 

"As circunstâncias mudaram todas e a verdade é que vou ser candidato ao Sport Lisboa e Benfica. Tem muito a ver com o grande legado que deixei no Benfica. Nunca ninguém o fez. Deixei o Benfica com um património que nunca teve. Um património pago. Um clube com uma estrutura profissional devidamente organizada que era admirada em termos europeus. Deixei uma casa como nunca ninguém a deixou. Ao longo destes últimos quatro anos, tudo foi destruído, menos o património. Mesmo assim, o património não teve manutenção alguma e está bastante deteriorado", começou por dizer, em conversa com Sandra Felgueiras e Joaquim Sousa Martins.

"Para quem liderou aqueles clubes tantos anos, tenho acesso a falar com muitas pessoas e algumas até me consideram como um pai. Vão dizendo aquilo que sentem... Não há dúvida que é bastante complicado ver o esforço que fiz e depois vemos que aquilo se está a deteriorar bastante gravemente até", vincou de seguida Luís Filipe Vieira.

"A situação não é assim brilhante como as pessoas querem passar. Sou das poucas pessoas que tem o direito de dizer a verdade. O Benfica não tem estratégia. Já perdeu a corrida dos direitos televisivos. Deixei o Benfica com uma dívida de 80 ou 90 milhões de euros, mas com tudo liquidado. O que eu deixei para fazer foi no Seixal, que era o Colégio, o Hotel e a Estação do Seixal. O investimento tem de ser sempre feito. De resto, o que fez o Benfica?", questionou o antigo presidente das águias.

Vieira 'arrasa' Rui Costa e garante:

Vieira 'arrasa' Rui Costa e garante: "Quero o pentacampeonato no Benfica"

Luís Filipe Vieira confirmou, esta terça-feira, a candidatura à presidência do Benfica. Rui Costa, atual líder máximo das águias, foi alvo de críticas por parte do antigo presidente, que expressou ainda o sonho de celebrar um pentacampeonato.

Miguel Simões | 22:32 - 19/08/2025

Confrontado com um alegado cenário de relações cortadas com Rui Costa, Luís Filipe Vieira não hesitou em 'arrasar' o atual líder máximo do clube da Luz, para além de ter ainda feito referência à elevada quantidade de candidatos ao ato eleitoral agendado para daqui a sensivelmente dois meses.

"Rui Costa não teve caráter comigo. Tentou ignorar-me este tempo todo. Não tenho de me candidatar contra o Rui Costa. Eu candidato-me pelo Benfica. Não estou de relações cortadas com o Rui Costa. Ele não falou comigo desde que foi eleito. Posso dizer que tive informações bastante preocupantes do Benfica e parece-me que vai passar por problemas gravíssimos. Gastou-se mais do que demasiado", atirou, em referência aos mais recentes investimentos na equipa de futebol ao longo do presente mercado de verão.

"Basta ver quantos candidatos há. É um sinal de que aquilo está bom, não é? É um sinal de vitalidade, mas é também um sinal de que não estão satisfeitos. O Benfica não tem projeto. Este projeto megalómano foi apresentado e nós já o tínhamos", recordou ainda, antes de voltar a 'arrasar' Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Vieira volta a atacar Pedro Proença:

Vieira volta a atacar Pedro Proença: "Esse senhor introduziu o medo"

Candidato à presidência do Benfica deixou ataques a alguns funcionários dos encarnados, prometendo alguns despedimentos nas águias caso regresse à liderança do emblema lisboeta já no final do presente ano civil.

Rodrigo Querido | 22:51 - 19/08/2025

"O Presidente da Federação [Pedro Proença] não faz nada a ninguém. Confirma tudo o que disse e ainda há mais. Há muitos presidentes que querem que eu volte porque há muitos com medo. Ele interiorizou o medo. Parece que fez um milagre, mas há clubes históricos à beira da falência, como o Belenenses, por vícios que existem no licenciamento. Se estamos a falar do Pedro Proença vamos até ao fim... A mim não me incomoda nada. Ele dá a entender, junto de outros presidentes, que controla a arbitragem. A primeira coisa que vou fazer é liderar os direitos televisivos", garantiu.

De referir que Luís Filipe Vieira luta agora por um cargo que ocupou durante quase 18 anos, entre outubro de 2003 e junho de 2021, abandonando a Luz na sequência da sua detenção no âmbito da operação Cartão Vermelho. Foi aí que Rui Costa, até então vice-presidente, assumiu interinamente o cargo de líder máximo, derrotando depois Francisco Benítez no ato eleitoral realizado em outubro desse ano.

Recorde-se que Luís Filipe Vieira conquistou 22 títulos no mundo do futebol masculino sénior, com sete campeonatos (2004/05, 2009/10, 2013/14, 2014/15, 2015/16, 2016/17 e 2018/19), sete taças da Liga (2008/09, 2009/10, 2010/11, 2011/12, 2013/14, 2014/15 e 2015/16), cinco Supertaças Cândido de Oliveira (2005, 2014, 2016, 2017 e 2019) e três Taças de Portugal (2003/04, 2013/14 e 2016/17).

[Notícia atualizada às 22h03]

Leia Também: Luís Filipe Vieira adia possível candidatura ao Benfica: "Quero ter..."

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Isak dispara contra o Newcastle: "Quando as promessas são quebradas..."

Mercado

Isak dispara contra o Newcastle: "Quando as promessas são quebradas..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting26
2Sp. Braga26
3FC Porto26
4Famalicão26
5Moreirense26
6Benfica13
7Casa Pia23
8Gil Vicente23
9Vitória SC23
10Arouca23
11Rio Ave11
12Estoril21
13Estrela21
14C.D. Nacional21
15AVS20
16Alverca20
17Santa Clara20
18Tondela20
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Audi vs. Ducati. Irmãos Márquez protagonizam novo duelo em pista

Audi

Audi vs. Ducati. Irmãos Márquez protagonizam novo duelo em pista

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas