Bayern em busca do bicampeonato para reconstruir domínio na Bundesliga

O campeão Bayern Munique tenta em 2025/26 continuar a recuperar o domínio na Liga alemã de futebol, interrompido inesperadamente há duas épocas pelo Bayer Leverkusen, agora liderado por Erik ten Haag, com o Borussia Dortmund sempre à espreita.

MUNICH, GERMANY - MAY 10: Minjae Kim of FC Bayern Muenchen lifts the trophy after the Bundesliga match between FC Bayern München and Borussia Mönchengladbach at Allianz Arena on May 10, 2025 in Munich, Germany. (Photo by F. Noever/FC Bayern via Getty Imag

© Getty Images

Lusa
20/08/2025 08:52 ‧ há 5 horas por Lusa

Desporto

Alemanha

Com um recorde de 34 títulos contra nove no Nuremberga, o segundo mais titulado, qualquer edição da Bundesliga arranca com o Bayern Munique 'super favorito' a levantar o escudo Meisterschal no final da temporada, na Baviera.

 

A nova temporada não foge à regra, com a formação de Munique a ter, aparentemente, todas as condições para chegar ao bicampeonato, depois do sucesso de 2024/25, e reconstituir o 'império' que foi abruptamente interrompido pelos 'farmacêuticos'.

Em 2023/24, a equipa de Leverkusen, com o espanhol Xabi Alonso no comando, pôs fim a 11 campeonatos seguidos do Bayern e festejou pela primeira vez na sua história a conquista da Bundesliga.

Não só está em causa a recuperação do domínio na Alemanha, mas também a confirmação do belga Vincent Kompany como o treinador certo para alcançar esse feito, depois de uma primeira época em que, apesar de ter vencido o campeonato, deixou muito a desejar nas restantes competições.

Os bávaros não foram além dos oitavos de final na Taça da Alemanha e caíram nos quartos de final da Liga dos Campeões.

Por isso mesmo, Kompany tem necessariamente que fazer melhor para agradar à exigência bávara, num plantel que continua a contar com o português Raphaël Guerreiro.

Vindo dos escalões de formação, David Daiber, médio de 18 anos nascido no Luxemburgo, mas com nacionalidade portuguesa, integra a equipa principal, em que já não está João Palhinha, que rumou ao Tottenham, por empréstimo.

O extremo colombiano Luís Diaz, que atuava no Liverpool e passou pelo FC Porto, é a grande contratação para a nova época, que não terá de início Jamal Musiala, uma das grandes figuras do Bayern, a recuperar de lesão grave sofrida no Mundial de clubes.

Vice-campeão germânico, o Bayer Leverkusen perdeu o técnico Xabi Alonso para o Real Madrid, o grande responsável pela época histórica do título, e tem agora no comando o neerlandês Erik ten Haag, a tentar recuperar os 'danos' que sofreu na sua carreira na passagem conturbada pelo Manchester United.

Uma coisa é certa: o antigo treinador do Ajax não pode contar com Florian Wirtz, a grande destaque dos 'farmacêuticos' nos últimos anos, que rumou ao Liverpool.

Já o Borussia Dortmund, com o croata Nico Kovac a manter o seu lugar, continua a sonhar com o seu primeiro Meisterschal desde 2012, altura 'dourada', em que foi bicampeão com o treinador Jürgen Klopp e o avançado polaco Roberto Lewandowski.

Em 2022/23, o Borussia teve tudo para festejar a conquista da Bundesliga, mas deixou-a fugir na última jornada, em que, mais uma vez, saiu o Bayern por cima.

O Colónia está de regresso ao primeiro escalão, assim como o Hamburgo, histórico do futebol germânico, três vezes campeão (a última em 1982/83), após oito anos de ausência.

Merlin Polzin, o mais jovem treinador da Bundesliga, com 34 anos, conta no plantel com o guarda-redes Daniel Fernandes, o defesa Guilherme Ramos, dois portugueses, e o avançado dinamarquês Yussuf Poulsen, que abandonou o Leipzig ao fim de 12 anos no clube.

No Union Berlim, o central Diogo Leite segue para a quarta temporada no emblema da capital, enquanto o lateral Aurélio Buta mantém-se no Eintracht Frankfurt.

O avançado Tiago Tomás saiu do Wolfsburgo e regressou a Estugarda e o também avançado Mathias Pereira-Lage, com uma carreira totalmente em França, vai ter a sua primeira experiência fora do futebol gaulês tendo assinado pelo St. Pauli, conhecido como o clube mais liberal da Alemanha.

A edição 2025/26 da Bundesliga arranca oficialmente na sexta-feira, com o Bayern Munique a receber o Leipzig, emblema habituado a andar pelos primeiros lugares, mas que em 2024/25 encerrou a competição na sétima posição, a pior desde que disputa a Bundesliga, desde 2016/17.

 

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Isak dispara contra o Newcastle: "Quando as promessas são quebradas..."

Mercado

Isak dispara contra o Newcastle: "Quando as promessas são quebradas..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting26
2Sp. Braga26
3FC Porto26
4Famalicão26
5Moreirense26
6Benfica13
7Casa Pia23
8Gil Vicente23
9Vitória SC23
10Arouca23
11Rio Ave11
12Estoril21
13Estrela21
14C.D. Nacional21
15AVS20
16Alverca20
17Santa Clara20
18Tondela20
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

GP da Hungria é já esta semana. Os horários para ver Miguel Oliveira

MotoGP

GP da Hungria é já esta semana. Os horários para ver Miguel Oliveira

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas