O Estoril Praia será o próximo passo de Ferro na carreira, após este ter rescindido contrato com o Estrela da Amadora, clube que representou na última temporada.
Tal como tem sido veiculado na imprensa nacional, confirmado também pelo Desporto ao Minuto, O defesa-central português, de 28 anos, será anunciado brevemente, estando em causa a duração do contrato. Trata-se de um reforço de peso para o plantel liderado por Ian Cathro, que já viu chegar o médio Pizzi neste mercado de transferências.
Curiosamente, Ferro e Pizzi têm em comum o facto de terem sido campeões nacionais pelo Benfica na época 2018/19 sob o comando técnico de Bruno Lage, que apostou na promoção do jogador à equipa principal, para fazer dupla com Rúben Dias no eixo defensivo.
As primeiras aparições de Ferro fizeram entender que estava ali um dos futuros pilares da seleção nacional devido a sua enorme qualidade técnica, com grande capacidade na primeira fase de construção. No ataque, o jogador também contribuiu com dois golos para o então 37.º título nacional dos encarnados.
Tudo foi diferente na temporada seguinte. Ferro acabou por sentir a pressão de representar um clube da magnitude do Benfica e as exibições individuais começaram a ser intermitentes. O período mais 'negro' aconteceu na segunda metade da época, marcado pela pandemia Covid-19 que levou à interrupção da I Liga durante alguns meses. No seu regresso, o coletivo benfiquista não aguentou a pressão do FC Porto, que recuperou a desvantagem de sete pontos.
Ferro foi um dos visados pelos adeptos benfiquistas e o jogador acabou por perder espaço na Luz. Em 2020/21, o técnico era Jorge Jesus, que deu primazia a Nicolas Otamendi, Lucas Verríssimo e Jan Vertonghen. Seguiu-se um empréstimo sem sucesso no Valencia, da La Liga, antes do regresso à 'casa'.
Jorge Jesus voltou a manifestar que não contava com o jogador e o Benfica não teve outra solução do que emprestar o seu pupilo aos neerlandeses do Vitesse e aos croatas do Hajduk Split. Foi neste último que reapareceu alguma da melhor versão de Ferro, tendo ajudado o clube a arrecadar duas Taças nacionais.
Em 2024/25, foi anunciado pelo Estrela da Amadora, tendo feito 20 jogos por um clube que lutou arduamente pela permanência no principal escalão.
Obrigado, Ferro 🤝⭐️ pic.twitter.com/8v6Dv7FzE4
— CF Estrela da Amadora (@estrelamadora) July 31, 2025
O Estoril será o sexto clube no percurso futebolístico. Na fase final da pré-temporada, os canarinhos voltam a subir ao relvado no próximo sábado, para defrontar o Millwall, clube do Championship, a segunda divisão inglesa.
A estreia oficial, para a jornada inaugural da primeira liga, será, curiosamente, frente ao Estrela da Amadora, no Estádio António Coimbra da Mota, no dia 11 de agosto, às 20h15.
Leia Também: EM DIRETO: Todas as novidades e tudo o que tem de saber sobre a Supertaça