Se tem a ideia de que Viktor Gyokeres chegou ao topo com facilidade e relativamente cedo, desengane-se. O avançado sueco, que está prestes a mudar-se do Sporting para o Arsenal, teve numa academia secundária no panorama da Suécia até aos 15 anos, altura em que se mudou para o Brommapojkarna, da Suécia. Esta sexta-feira, o diretor da formação dessa 'escola' falou sobre o ponta de lança nórdico.
Erik Nathorst Windahl, diretor de formação do clube, falou, esta sexta-feira, sobre a chegada de Viktor Gyokeres ao emblema sueco e a forma como o ponta de lança cresceu até ser uma referência no futebol nórdico.
"É muito raro que um jogador possa estar num clube mais pequeno [até essa idade] e depois ir para uma grande academia. Talvez ele tivesse sido ainda melhor se tivesse vindo para nós mais cedo do que veio. Mas, por outro lado, era o melhor marcador e recebia todos os passes quando jogava no seu clube", começou por dizer Nathorst Windahl em declarações à BBC Sport.
"Não consigo encontrar um jogador que esteja agora na nossa seleção ou no nosso clube que tenha estado tanto tempo num clube mais pequeno e depois tenha ido para uma academia, por isso é realmente único. Ele 'explodiu' tarde. Havia muitos rapazes nascidos em 1998 na Suécia que tinham um escalão superior ao dele", continuou.
"Jogou um ano na nossa academia antes de ir para a equipa principal, porque estava mentalmente preparado para jogar contra homens quando ainda era um rapaz. Quando veio para cá, era um bom avançado, mas quando saiu acho que tinha o pacote completo", acrescentou.
"Penso que o que vimos agora no Sporting é o que já o vimos fazer na Primeira e na Segunda Divisão do futebol sueco. O mais importante para Viktor é estar num clube onde seja titular em todos os jogos e onde possa ser Viktor Gyokeres e não apenas mais um jogador para impressionar o treinador", analisou.
"Não é uma questão de ego, de todo, mas penso que ele escolhe os clubes com base nessa estratégia. Por isso, quando foi para o Sporting, acho que pensou a 100% que ia ser a estrela", confessou o dirigente.
Gyokeres está prestes a completar a transferência para o Arsenal, tendo já autorização escrita por parte do Sporting para viajar para Londres, onde deverá aterrar ainda hoje para realizar os habituais exames médicos e assinar pelos gunners este sábado.
Clube é conhecido por formar estrelas mundiais
Além de Gyokeres, o Brommapojkarna é conhecido por ter formado várias 'fornadas' de qualidade no futebol sueco, como Dejan Kulusevski e ainda Lucas Bergvall, que estão ambos no Tottenham neste momento.
Sobre o médio sueco, não teve problemas em afirmar que pode jogar em qualquer clube do mundo. "Lucas é o médio centro perfeito. Acho que ele pode jogar em qualquer clube do mundo, sem problemas. Acho que é o jogador sueco pelo qual os jovens rapazes da Suécia e Escandinávia se deviam guiar, porque ele vai ser o melhor. Ele consegue correr, rematar, passar e driblar. Não gosto da palavra talento, mas ele tem talento desde o dia em que nasceu", atirou.
Sobre a política do clube, Erik Nathorst Windahl explicou que "não há muitas pessoas nas bancadas, mas certamente há muitos olheiros e observadores no Brommapojkarna", demonstrando que nem sempre os clubes se 'medem' pelos adeptos. "Em alguns jogos, principalmente na formação, são as mães, os pais... e os olheiros", completou.
Leia Também: Novela perto do fim. Sporting já autorizou Gyokeres a viajar para Londres