O Benfica conhece, esta segunda-feira, a partir das 11 horas (horário de Portugal Continental), o adversário na 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Recorde-se que o vice-campeão nacional português não tem acesso direto à competição, vaga concedida ao Sporting, liderado por Rui Borges.
As águias, de Bruno Lage, serão cabeças de série no sorteio, por terem melhor coeficiente entre todos os clubes envolvidos, e os possíveis oponentes estão delineados, existindo a possibilidade de encontro com uma cara bem conhecida do clube da Luz: o Fenerbahce, orientado por José Mourinho.
Curiosamente, as duas equipas vão medir forças no dia 26 de julho, às 20 horas, no Estádio da Luz, relativo à 13.ª edição da Eusébio Cup. O emblema de Istambul, à semelhança dos encarnados, está a apostar forte no mercado de transferências, com a contratação de nomes sonantes como Jhon Durán (ex-Al Nassr), Archie Brown (ex-Gent), Milan Skriniar e Marco Asensio (ambos ex-PSG). O objetivo passa pelo regresso à Liga dos Campeões, assim como a conquista do título nacional, que foge desde 2013/14.
À semelhança do Nice, o vencedor do Viktoria Plzen-Servette ou o vencedor do Brann-Salzburgo, jogos referentes à 2.ª pré-eliminatória, ainda por definir, também poderão calhar ao Benfica. Deste lote de possíveis adversários, o Salzburgo é aquele que os adeptos benfiquistas melhor conhecem, com memórias agridoces. Recentemente, ambos os conjuntos se defrontaram na época 2022/23, com uma vitória para cada lado na fase de grupos da Liga dos Campeões.
No Estádio da Luz, os austríacos venceram, por 2-0, num jogo em que o bósnio Amar Dedic, agora reforço do encarnados, deu nas vistas, com uma exibição de grande nível no corredor direito defensivo. Na segunda volta, a equipa de Roger Schmidt 'vingou' a derrota, com uma vitória, por 3-1, garantido, na altura, o acesso à Liga Europa.
Na 3.ª pré-eliminatória, certo é que os lisboetas não irão defrontar o Panathinaikos, orientado pelo português Rui Vitória. Os gregos irão medir forças na segunda pré-eliminatória frente ao Rangers. O vencedor será cabeça de série, por isso não irá defrontar o Benfica que também conta com esse estatuto.
Os jogos serão disputados nos dias 5/6 de agosto (1.ª mão) e no dia 12 do mesmo mês (2.ª mão). Em caso de qualificação, o Benfica entrará em ação no play-off em 19/20 de agosto (1.ª mão) e 26/27 de agosto (2.ª mão).
Antes dos compromissos europeus, o Benfica centra atenções na disputa da Supertaça Cândido de Oliveira, o primeiro título oficial da nova temporada. Os encarnados vão enfrentar, no dia 31 de julho, o bicampeão Sporting, no Estádio do Algarve.
Leia Também: Richard Ríos já não escapa. Eis os bastidores do acordo Benfica-Palmeiras