Lionel Messi ultrapassou, na madrugada de sábado para domingo, a 'redonda' marca dos 900 golos na carreira, graças ao 'bis' assinado na goleada imposta pelo Inter Miami na deslocação ao Sports Illustrated Stadium, recinto situado em Harrison, no estado norte-americano de New Jersey, por 1-5, em duelo a contar para a 24.ª jornada da MLS.
O internacional argentino assinou (mais) uma exibição de gala, uma vez de, depois de ter assistido Jordi Alba para o tento que desbloqueou o nulo, à passagem dos 24 minutos, fez, ele próprio, o gosto ao pé, aos 60 e aos 75, para selar o resultado final, num encontro que 'catapultou' a formação orientada por Javier Mascherano para a quinta posição da Conferência Este, com 41 pontos, menos sete do que o líder, o FC Cincinnati (que tem, no entanto, mais três partidas disputadas).
Feitas as contas, La Pulga soma 901 golos enquanto profissional de futebol, em todas as competições. Destes, 672 foram marcados ao serviço do Barcelona, entre 2004 e 2021, 32 ao serviço do Paris Saint-Germain, entre 2021 e 2023, 58 ao serviço do Inter Miami, entre 2023 e o presente, e 112 ao serviço da principal seleção albiceleste, desde que se estreou, em 2005.
Na corrida pela distinção de primeiro jogador da história a superar a barreira dos 1.000 golos marcados, o 'veterano' de 38 anos de idade, permanece atrás de Cristiano Ronaldo, que, entre seleção portuguesa, Sporting, Manchester United, Real Madrid, Juventus e Al Nassr (clube que representa desde 2023), leva 944 remates certeiros na contagem pessoal.
Há, no entanto, uma contagem pessoal no qual Lionel Messi segue na frente, isto é, se tivermos em conta apenas os golos marcados sem recurso a grandes penalidades. Com o 'bis' rubricado no mais recente jogo do Inter Miami, a estrela natural de Rosario, na Argentina, conta com 764, isto é... mais um do que o madeirense.
Cristiano Ronaldo tem a palavra
Esta diferença (mínima) entre os dois 'astros' do futebol mundial tem, de resto, potencial para crescer, dentro em breve. Visto que, do outro lado do Oceano Atlântico, a bola roda a 'todo o vapor'. O Inter Miami mede forças com o FC Cincinnati, já no próximo domingo, antes de entrar em ação na Leagues Cup, onde tem encontros agendados com Atlas, Necaxa e Pumas, a 29 de julho, 1 e 5 de agosto, respetivamente.
Cristiano Ronaldo, por seu lado, ainda se encontra a desfrutar de um período de férias, e só voltará a pisar os relvados a 19 de agosto, dia em que o Al Nassr (equipa agora orientada pelo seu compatriota, Jorge Jesus) disputará o primeiro jogo oficial da nova temporada, perante o Al-Ittihad Jeddah, a contar para as meias finais da Supertaça da Arábia Saudita.
Uma partida de importância capital para o internacional português, que renovou, recentemente, contrato com a formação do Médio Oriente, até junho de 2027, com o propósito claro de conquistar mais títulos, visto que, até ao momento, só foi capaz de erguer uma Taça da União das Associações de Futebol Árabe.
Leia Também: Inter Miami goleia com Messi a dar espetáculo... outra vez