Richard Ríos continua na agenda do Benfica, mas nas últimas horas as águias parecem ter sido ultrapassadas pelos italianos da AS Roma na corrida pela contratação do internacional colombiano de 24 anos. A imprensa italiana garante que Ríos já deu o 'sim' à Roma, mas ainda falta um pormenor importante: o Palmeiras aceitar a mais recente proposta colocada em cima da mesa.
Depois de uma primeira oferta recusada, a direção da AS Roma voltou à carga pelo jogador que tem estado às ordens de Abel Ferreira, garantindo ter a intenção de chegar aos tais 30 milhões de euros pedidos pelos responsáveis do Palmeiras.
Neste momento, segundo explica, o Corriere dello Sport, serão 28 os milhões fixos, mais três por objetivos, num 'bolo' que poderá atingir o total de 31 milhões. No entanto, e mesmo perante o eventual 'sim' da AS Roma, há mais arestas por limar para que o negócio chegue a bom porto.
Os custos da intermediação do negócio terão de ser assumidos por algumas das partes. A AS Roma está a tentar evitar pagar aos agentes do Ríos, ao passo que o Palmeiras também não o pretende fazer, até porque detém apenas 70% do passe do médio de 24 anos. A restante percentagem encontra-se dividida em três partes: Flamengo, Guarani e... o próprio jogador.
No entanto, aqui também há uma boa notícia para os responsáveis do clube italiano. Richard Ríos está disposto a abdicar da sua parte do passe para viabilizar a sua transferência para Itália, com a AS Roma a ficar com 80% do passe.
Para além disso, o internacional colombiano também já terá dado 'luz verde' à proposta de contrato apresentada pela AS Roma. Cinco anos de vínculo e um salário anual superior a dois milhões de euros convenceram Ríos.
E o Benfica?
A acompanhar toda esta 'novela' está o Benfica, que ainda não terá apresentado uma oferta formal junto do Palmeiras, apesar de já ter feito várias abordagens, conforme explicou Fabrizio Romano, jornalista italiano e especialista em questões de mercado de transferências, na noite de quarta-feira.
As águias estariam dispostas a apresentar um valor máximo de 25 milhões de euros, mas já sabem que tal montante não será suficiente para convencer o Palmeiras a libertar o jogador, muito menos quando há um outro interessado a avançar com um valor superior.
Despedida em casa?
Richard Ríos terá realizado, na noite de ontem, o último jogo com a camisola do Palmeiras frente ao Mirassol, num jogo que não foi além de um empate (1-1), relativo à 14.ª jornada do Brasileirão, precisamente em casa, no Allianz Parque, em São Paulo.
O internacional colombiano até participou na jogada do golo da equipa de Abel Ferreira, encontrando Raphael Veiga no sítio certo para assistir Facundo Torres, aos 55 minutos
Recorde-se, ainda, que apesar de ser colombiano, Richard Ríos fez parte da formação no Flamengo, já depois de ter iniciado uma aventura pelo futsal. Em 2020 chegou a estrear-se pela equipa principal do 'mengão' e em 2022 mudou-se para o Guarani, já depois de ter estado cedido aos mexicanos do Mazatlán. Em 2023, Abel Ferreira quis contratar o jogador e o Palmeiras pagou 1,38 milhões de euros.
Leia Também: Afinal, Benfica não terá feito proposta e Richard Ríos pode 'fugir'