O mundo do esqui está de luto. Audun Groenvold morreu na terça-feira, aos 49 anos, depois de ser atingido por um raio na Noruega, confirmou a Federação norueguesa de esqui na quarta-feira em comunicado.
"É com grande tristeza que recebemos a notícia da morte prematura de Audun Groenvold. O ex-atleta de esqui alpino e cross foi recentemente atingido por um raio durante uma viagem. Foi rapidamente levado para o hospital para ser tratado pelos ferimentos sofridos pelo raio, mas Audun Groenvold morreu ontem [terça-feira] à noite, aos 49 anos", pode ler-se na nota oficial da Federação, que prossegue.
"Audun foi um atleta em destaque na seleção nacional de esqui alpino por vários anos antes de se tornar um pioneiro no esqui cross e no estilo livre. Foi esquiador alpino nacional da temporada 1993/94 à 2003/04. Mais tarde, deixaria uma marca inigualável no esqui cross, com uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver, em 2010, para além de um bronze no Mundial e, não menos importante, a vitória na Taça de esqui cross em 2007", frisa a mesma Federação, que não deixa de apontar, ainda, o papel de Audun Groenvold no desenvolvimento da modalidade em solo norueguês.
"Audun assumiu a responsabilidade pelo desenvolvimento do esqui após sua carreira como esquiador. Foi técnico da seleção nacional e membro do conselho de esqui. Demonstrou um compromisso intenso com o esqui, tanto como jogador como treinador", remata a Federação norueguesa de esqui.
Refira-se que o grande momento da carreira de Audun Groenvold aconteceu mesmo em 2010, nos Jogos Olímpicos de Inverno realizados em Vancouver. O atleta norueguês conquistou a medalha de bronze.