Sporting 'atira-se' ao CD da FPF: "Factos e disparidade falam por si"

Em causa as recentes decisões do Conselho de Disciplina. Leões apontam para os exemplos de Benfica e FC Porto e acusam organismo de colocar em causa a" integridade das competições e a credibilidade da justiça desportiva".

Frederico Varandas

© Global Imagens

Francisco Amaral Santos
15/07/2025 10:46 ‧ ontem por Francisco Amaral Santos

Desporto

Sporting

O Sporting emitiu, esta terça-feira, um comunicado na qual contestam as recentes decisões tomadas pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol

 

"O Sporting Clube de Portugal continua a ser, hoje, exactamente aquilo que sempre foi: um clube que defende a independência das instituições que tutelam o futebol. Essa independência é essencial para que essas entidades atuem de forma objetiva, credível e equitativa, permitindo que, dentro das quatro linhas, os clubes possam competir em igualdade de circunstâncias – sendo a única desigualdade aquela que resulta do mérito desportivo", pode ler-se no comunicado, que prossegue. 

"É neste contexto que o Sporting Clube de Portugal se pronuncia a respeito das decisões do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol que colocam em causa a integridade das competições e a credibilidade da justiça desportiva", frisam os leões.

A direção liderada por Frederico Varandas começa por apontar o dedo à "celeridade" do CD em castigar, por exemplo, Conrad Harder, falando numa "decisão inútil no tempo", recordando que o jogador foi suspenso por um jogo a 17 de abril e que o recurso apenas foi decidido a 24 do mesmo mês, já depois de Harder cumprir castigo. 

Em seguida, o Sporting compara os castigos recebidos com os dos rivais FC Porto e Benfica, recorrendo a nova dose de exemplos. 

"Conrad Harder gritou “Yeah” a um adversário e foi punido com 1 jogo de suspensão. Esgaio, Quenda e Debast terão supostamente dirigido a expressão “Chupa c**” a um adversário e também foram suspensos por 1 jogo. Já António Silva, jogador do SL Benfica, gritou “Chupa” no corredor de acesso aos balneários, provocando uma reação de elementos do FC Porto. A sanção? Uma multa de 408 euros", visam. 

Na origem das queixas do Sporting está também a forma como Frederico Varandas foi notificado de uma suspensão de 51 dias, com a notificação a acontecer um dia depois da decisão, atrasando o cumprimento da mesma. 

"Consequência desse atraso, o castigo apenas terminou no dia 25/05/2025 (em vez de 24/04/2025), dia da final da Taça de Portugal, impedindo o Presidente do Sporting CP de aceder à zona técnica e acompanhar a equipa no jogo", lamentam os leões. 

Mais uma vez, o Sporting volta a comprar os casos dos rivais, dizendo que Varandas "limitou-se a fazer declarações públicas de apoio à equipa e respeito pelo adversário, incluindo na Câmara Municipal de Lisboa no âmbito de uma cerimónia oficial organizada pelo município", ao passo que Rui Costa "confrontou e dirigiu várias acusações contra o Presidente da FPF na tribuna do Jamor", e que Villas-Boas "acusou publicamente o Presidente do Sporting CP de "coagir árbitros"".

"Resultado? Dois processos disciplinares instaurados ao presidente do Sporting. Zero processos disciplinares contra os presidentes de Benfica e FC Porto", pode ler-se no comunicado dos leões, que volta a pegar no caso de Harder para fazer uma comparação direta com Matheus Reis, recentemente castigado com cinco jogos de castigo após o pisão a Belotti na final da Taça de Portugal. 

"No caso Conrad Harder, o Conselho de Disciplina defendeu a teoria da “field of play” para validar a decisão da equipa de arbitragem. No caso Matheus Reis, essa mesma teoria foi distorcida, afastando-se o entendimento anteriormente assumido pelo órgão relativamente à valoração das decisões do VAR para punir o jogador com uma suspensão de quatro jogos". 

A fechar, o Sporting também acusa o Conselho de Disciplina da FPF "de juntar aos autos elementos totalmente irrelevantes e desconexos com o objeto do processo disciplinar", temendo que Benfica e César Boaventura, que apresentaram uma participação disciplinar contra vários atletas do Sporting, tenham "acesso a documentos confidenciais com segredos comerciais do Sporting CP e dados pessoais dos jogadores". 

"Pergunta-se: a que propósito se expõem contratos confidenciais num processo disciplinar com base num vídeo? Os factos e a sua disparidade falam por si", rematam os leões. 

Refira-se que o Sporting não poderá contar com Matheus Reis, Geovany Quenda e Zeno Debast para o jogo da Supertaça Cândido Oliveira, a 31 de agosto, no Algarve, frente ao Benfica. O lateral brasileiro terá de cumprir cinco jogos de suspensão, o jovem extremo português falhará dois jogos e o polivalente belga apenas será baixa no primeiro jogo da nova época 2025/26. 

[Notícia atualizada às 11h07]

Leia Também: Mais problemas para Rui Borges. Matheus Reis castigado por cinco jogos

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Madalena Aragão apoia namorado João Neves após derrota

Madalena Aragão

Madalena Aragão apoia namorado João Neves após derrota

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Porsche 911 que Senna conduziu e assinou pode ser seu. Saiba como

Ayrton Senna

Porsche 911 que Senna conduziu e assinou pode ser seu. Saiba como

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas