O Benfica arrancou os trabalhos de pré-época no Seixal, esta segunda-feira, tendo agora pouco mais de duas semanas pela frente para preparar o dérbi frente ao Sporting, na discussão da Supertaça Cândido de Oliveira, no dia 31 de julho. Recuando até 9 de agosto de 2023, quando as águias venceram o troféu diante do FC Porto (2-0), rapidamente assinalamos uma revolução por comparação a esse plantel. Apenas nove jogadores 'sobrevivem'.
Até há bem pouco tempo, Orkun Kokçu ainda mantinha a senda de jogadores resistentes em pelo menos uma dezena, porém, a sua mais recente saída para o Besiktas fez 'cair' o número para um só dígito, sendo que, até ao dérbi, muita coisa ainda poderá acontecer.
Afinal, quem resiste? O guarda-redes Samuel Soares, os defesas Alexander Bah, Nicolás Otamendi, António Silva e Tomás Araújo, os médios Fredrik Aursnes e Florentino Luís e os avançados Andreas Schjelderup e Casper Tengstedt, sendo que este último regressou recentemente do Hellas Verona.
E quem saiu?
Atendendo ao plantel que Roger Schmidt tinha à sua disposição no arranque da época 2023/24, a segunda do alemão nas águias, verificaram-se saídas de peso ao longo dos últimos dois anos, com transferências sonantes a permitir encaixes financeiros de alto gabarito para os cofres do clube da Luz.
Começando pelo onze inicial do Clássico disputado em Aveiro, Odyesseas Vlachodimos, Mihailo Ristic, Orkun Kokçu, João Neves, João Mário, Ángel Di María e Rafa Silva já não se encontram no Benfica. Falamos, portanto, de mais de meia equipa titular, onde alinharam, ainda, Nicolás Otamendi, António Silva, Alexander Bah e Fredrik Aursnes.
Passando para o banco de suplentes desse duelo, registaram-se ainda as transferências de João Victor, Morato, David Jurásek, Chiquinho e Petar Musa, enquanto Samuel Soares, Florentino Luís, Casper Tengstedt e Andreas Schjelderup ainda se mantêm de águia ao peito. Novamente, foram mais os jogadores a 'abalar' do que aqueles que ficaram na Luz.
Para além disso, também Roger Schmidt deixou o Benfica no arranque da sua terceira época nas águias (sensivelmente um ano após a Supertaça conquistada), sendo rendido por Bruno Lage que, embora só tenha conseguido vencer uma Taça da Liga, segue firme no comando técnico do Benfica.
Preparação para o dérbi já 'rola' no Seixal
Após um curto período de férias, na sequência da participação no Mundial de Clubes, o Benfica já mudou o 'chip' para a próxima temporada e apresentou-se aos trabalhos com 28 atletas à disposição de Bruno Lage, com destaque também para a presença de Mário Branco, novo diretor geral, no Seixal.
Entre as quase três dezenas de futebolistas presentes, nota ainda para o reforço Rafael Obrador, numa altura em que Amar Dedic também se prepara para reforçar as águias. Em sentido inverso, Álvaro Carreras não compareceu no Seixal, fruto da transferência já oficializada para o Real Madrid, bem como Andreas Schjelderup - autorizado a juntar-se ao plantel na quarta-feira, por motivos pessoais.
Eis os 28 jogadores anunciados pelo Benfica presentes no arranque dos trabalhos:
Guarda-redes: Anatoliy Trubin, Samuel Soares e Diogo Ferreira;
Defesas: Nicolás Otamendi, António Silva, Alexander Bah, Tomás Araújo, Samuel Dahl, Rafael Obrador, Leandro Santos, Joshua Wynder e Gonçalo Oliveira;
Médios: Fredrik Aursnes, Florentino Luís, Leandro Barreiro, João Rego, Manu Silva, Nuno Félix, João Veloso, Rafael Luís e Diogo Prioste;
Avançados: Vangelis Pavlidis, Tiago Gouveia, Bruma, Kerem Akturkoglu, Gianluca Prestianni, Henrique Araújo e Casper Tengstedt.
Leia Também: Benfica mostra bastidores do primeiro dia de trabalhos para a nova época