É o fim de uma das 'novelas' deste mercado de transferências de verão. Benfica e Real Madrid confirmaram, na tarde desta segunda-feira, a mudança de Álvaro Carreras para o clube da capital espanhola. O espanhol deixa a Luz ao cabo de uma temporada e meia.
De acordo com o comunicado enviado na tarde desta segunda-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), os merengues vão pagar 50 milhões euros pela contratação do defesa-esquerdo, que regressa ao clube onde fez formação. Carreras assinou um contrato válido até junho de 2021, ou seja, por seis temporadas desportivas.
Os encarnados informam ainda que os merengues retêm cinco por cento relativos ao mecanismo de solidariedade, ou seja, 2,5 milhões de euros. Já o Manchester United, de onde Carreras chegou para representar o Benfica, terá direito a receber uma mais-valia de 20 por cento da transferência, ou seja, mais de oito milhões de euros. "A Benfica SAD não terá encargos com serviços de intermediação", terminam as águias.
Comunicado Oficial: Carreras.#RealMadrid | #WelcomeCarreras
— Real Madrid C.F. (@realmadrid) July 14, 2025
O internacional espanhol sub-21 rumou aos merengues após época e meia nos encarnados, onde chegou em janeiro de 2024, período no qual marcou cinco golos nos 68 jogos disputados, tendo conquistado uma Taça da Liga.
Carreras, de 22 anos, foi contratado por empréstimo aos ingleses do Manchester United, que já o tinham cedido na parte inicial de 2023/24 ao Granada e, na anterior, ao Preston North End. Em junho de 2024, assinou um contrato por cinco anos, até 30 de junho de 2029, pelos lisboetas, que tinham pago seis milhões de euros para o manter na Luz. O clube sediado em Old Trafford tinha um direito de preferência numa futura transferência, que não accionou.
O esquerdino, que será apresentado a partir das 12h00 (hora de Portugal Continental) na Ciudad Real Madrid, regressa ao clube da capital espanhola, no qual concluiu a formação iniciada nos galegos do Deportivo, para integrar o plantel comandado por Xabi Alonso.
Carreras despede-se do Benfica
Minutos depois de ter sido confirmada a mudança para o Real Madrid, Álvaro Carreras usou as suas redes sociais para deixar uma mensagem de despedida aos encarnados. O defesa publicou um vídeo no qual recorda alguns dos melhores momentos de águia ao peito.
"Hoje tenho de dizer adeus a este clube que foi a minha casa durante um ano e meio e só tenho palavras de agradecimento para todos os colegas de equipa, treinadores, funcionários e dirigentes que fizeram parte desta jornada. Não é fácil encontrar as palavras, mas quero falar com o coração", começou por escrever Carreras na rede social Instagram.
"Obrigado por terem confiado em mim, por me terem feito crescer como jogador e como pessoa. Levo comigo memórias inesquecíveis, grandes aprendizagens e o carinho de uma massa adepta que sempre esteve presente. Não é fácil, mas parto com o coração cheio e perseguindo o meu sonho, sabendo que sempre tentei dar o meu melhor pelo manto sagrado. Obrigado por tudo. Adeus, Benfiquistas", finalizou o esquerdino.
Eis o comunicado do Benfica na íntegra:
"O Sport Lisboa e Benfica informa que chegou a acordo com o Real Madrid, de Espanha, para a transferência a título definitivo do futebolista Álvaro Carreras, por um montante de 50 milhões de euros. Os termos do negócio foram detalhados à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Álvaro Carreras chegou ao Benfica em janeiro de 2024 – cedido por empréstimo do Manchester United – e estreou-se de águia ao peito no dia 24 desse mês, na meia-final da Taça da Liga, frente ao Estoril. O lateral-esquerdo internacional Sub-21 espanhol deu assim início a um percurso que se traduziu na participação em 16 jogos pelo Clube, em 2023/24. A estreia a marcar de águia ao peito verificou-se no embate frente ao Farense, a 22 de abril.
Os desempenhos consistentes e em crescendo levaram à sua aquisição em definitivo, assinando um vínculo até 2029.
Em 2024/25, Álvaro Carreras efetuou 52 jogos, apontou quatro golos e protagonizou cinco assistências, contribuindo para a conquista da Taça da Liga.
No total, o defensor espanhol envergou o Manto Sagrado em 68 jogos – 43 na Liga Betclic, 10 na Liga dos Campeões, 3 na Liga Europa, 6 na Taça de Portugal, 4 na Taça da Liga e 2 no Campeonato do Mundo de Clubes – e obteve cinco golos e outras tantas assistências, isto em cerca de 5268 minutos de utilização.
O Clube deseja as maiores felicidades ao atleta para esta nova fase da sua carreira."
Leia Também: Álvaro Carreras é o lateral mais caro de sempre a sair da I Liga