João Félix continua a ser apontado como alvo do Benfica para a nova temporada 2025/26 e nos últimos dias as negociações entre águias e o Chelsea, clube que detém o passe do avançado português, terão conhecido avanços significativos.
Com Jorge Mendes a intermediar as conversas, a direção liderada por Rui Costa terá deixado cair um cenário de empréstimo e estará mesmo disposta a comprar parte do passe de João Félix, falando-se em 20 milhões de euros por 50% do mesmo.
O próprio jogador português, de 25 anos, também já admitiu estar "inclinado" para voltar ao Benfica, mas já se sabe que as coisas mudam muito rapidamente no mundo do futebol.
Perante tudo isto, irá, João Félix voltar ao Benfica neste verão? Ou o internacional português vai arriscar uma nova aventura lá fora? O Desporto ao Minuto analisa os prós e contras deste rumor.
Por que pode acontecer?
Aos 25 anos, e depois de várias épocas de grande instabilidade exibicional, João Félix começa a entrar num ponto sem retorno e pode ver uma carreira de grande sucesso passar-lhe ao lado. Ainda há tempo, é certo, mas é preciso tomar a decisão certa e este verão pode assumir contornos decisivos no futuro do jogador nascido em Viseu.
Neste sentido, um eventual regresso à casa que o viu crescer como jogador e onde foi aposta, de tamanho sucesso, na equipa principal, pode ser mesmo a melhor das decisões para recuperar o ânimo e confirmar o talento que outrora lhe fora apontado.
Além disso, na Luz contará com um treinador que tão bem o conhece e que foi o responsável pela sua 'explosão'. A estreia de João Félix na equipa A aconteceu ainda no tempo de Rui Vitória, mas foi com Lage que o então jovem da formação liderou a equipa rumo a conquista do título em 2018/19.
Além disso, é bom recordar que no horizonte desta nova época também está o Mundial'2026. João Félix continua a merecer a confiança de Roberto Martínez, mas o tempo de jogo por Portugal tem sido muito diminuto. Uma eventual boa época no Benfica pode abrir as portas do onze da seleção para a competição que vai decorrer nos Estados Unidos, México e Canadá.
Por que pode não acontecer?
Com passagens por Barcelona, Atlético de Madrid, Chelsea ou AC Milan, voltar a Portugal será sempre visto com um passo atrás na carreira de João Félix - ainda que no futuro possa dar dois à frente.
Também a questão financeira pesa. João Félix terá de baixar as suas pretensões salariais para jogar no Benfica. Auferir na Luz aquilo que aufere, aos dias de hoje no Chelsea, é incomportável.
Por outro lado, a pressão mediática promete aumentar ainda mais para João Félix. Voltando para o Benfica, o avançado de 25 anos será sempre visto como uma das grandes estrelas do plantel de Bruno Lage e facilmente lhe pode ser apontado o dedo em caso de falhanço coletivo.
A fechar, vale recordar que a política de contratações do Benfica foi sempre mais virada para encontrar e recrutar jovens talentosos. Com 25 anos, João Félix é já um jogador feito e a sua contratação irá contra a corrente.
Todas as semanas, o Desporto ao Minuto apresenta-lhe uma nova edição da rubrica 'O rumor da semana', que pretende analisar, ao detalhe, as circunstâncias em torno dos mais badalados negócios do mercado de transferências.
Leia Também: O rumor da semana: Irá mesmo Dominik Prpic assinar pelo FC Porto?