O Chevrolet Corvette Z06, assim como o ZR1 e o ZR1X, estiveram recentemente no circuito de Nürburgring Nordschleife, com três pilotos que não são profissionais das corridas. E os resultados impressionaram.
Este foi um desafio pioneiro, já que nunca nenhum construtor tinha levado à infame pista três carros diferentes com três pilotos não profissionais das corridas para três voltas na mesma ocasião.
Drew Cattell, engenheiro de dinâmica de veículo, conduziu o ZR1X e completou uma volta em 6m49,275s para se tornar no mais veloz de sempre entre pilotos não profissionais das corridas. Foi, igualmente, o carro americano mais rápido da história do 'Inferno Verde', num novo recorde. Entrou, ainda, para o top cinco de protótipos/veículos de pré-produção mais velozes de sempre.
Um pouco mais demorada foi a volta do engenheiro de dinâmica de veículo Brian Wallace no ZR1 (6m50,763s, no top dez dos registos da história para protótipos), enquanto o gestor de desempenho de veículo, Aaron Link, tripulou o Z06 e rodou em 7m11,826s.
Estes três Chevrolet Corvette apresentaram-se nas especificações de produção usadas nos Estados Unidos da América. Foram apenas efetuadas modificações ao equipamento de segurança, de forma a adequá-lo para a pista - com a inclusão de arco de segurança, banco de corrida com contenção total, extintor e cinto de segurança de seis pontos.
Os carros em resumo
O Chevrolet Corvette ZR1X, com pacote ZTK Performance, é o mais impressionante dos três. Possui motor V8 biturbo 5,5 litros e um motor elétrico no eixo frontal, sendo a potência máxima de 1.250 cv. As jantes são em fibra de carbono, enquanto os discos de travão traseiros são de carbocerâmica.
O ZR1 com ZTK Performance é muito similar, com a diferença que não tem parte elétrica e, assim, dispõe de 'apenas' 1.064 cv de potência debitados pelo mesmo motor V8.
Já o Chevrolet Z06, com pacote ZTK Performance, é um pouco menos impressionante. Tem motor V8 de 5,5 litros capaz de disponibilizar 670 cv de potência. Também tem discos de travão traseiros em carbocerâmica, enquanto as jantes podem ser em fibra de carbono.
Os pilotos
Apesar de não serem pilotos profissionais, os homens que a Chevrolet Corvette levou ao Nürburgring Nordschleife têm uma grande experiência ao volante e no lendário 'Inferno Verde'.
Aaron Link é o mais experiente deles, tendo já 800 voltas, seguindo-se Drew Cattell com 600 voltas e Brian Wallace com 425 voltas. Os três têm 36 anos combinados de experiência a trabalhar em automóveis de alto desempenho, sendo Wallace o líder do programa de treino de pilotos de alto desempenho da General Motors.
Leia Também: California Corvette Concept, hipercarro futurista inspirado na Califórnia