Cristiano Ronaldo começa a preparar a nova temporada de futebol, mais uma vez com o Al Nassr da Arábia Saudita. Ontem, 24 de julho, juntou-se ao estágio da equipa na Áustria… onde já se encontrou com o novo treinador, Jorge Jesus.
Vídeos difundidos em vários canais online mostra que o internacional português chegou ao local numa carrinha Mercedes Classe V. Aqui, vamos falar um pouco desta viatura de luxo dedicada ao transporte de passageiros.
Motorizações
He’s here!! pic.twitter.com/uBypV04NUY
— AlNassr FC (@AlNassrFC_EN) July 24, 2025
Há várias opções de motorização, todas de quatro cilindros Três delas são a gasóleo com 1.950 centímetros cúbicos e uma é a gasolina com 1.999 centímetros cúbicos. As potências vão dos 163 cv aos 237 cv (na variante a gasóleo de maior desempenho), havendo opções de tração traseira e de tração integral (exceto no caso da variante a gasolina, só disponível com tração traseira).
A transmissão é sempre constituída de uma caixa automática de nove velocidades 9G-Tronic Plus. O consumo de combustível combinado entre 7,4 e 7,9 litros por cada 100 quilómetros.
Interior
Zona da frente© Mercedes-Benz AG
Bancos traseiros© Mercedes-Benz AG
A bordo, podem seguir oito ocupantes, mas o nível de espaço varia entre cada uma das opções de distância entre eixos (Compacto, Comprido e Extra-comprido). No caso da variante a gasolina, há só Comprido e Extra-comprido).
O desenho é novo e espaçoso, com tecnologia moderna. O painel de instrumentos é composto de dois grandes ecrãs de 12,3 polegadas, sendo possível personalizar a aparência e escolher entre três modos. O volante de três raios tem incorporados controlos sensíveis ao toque.
As entradas de ar, os acabamentos e a iluminação ambiente com 64 cores são alguns dos destaques, tal como a nova consola central com suporte de copo removível e carregador wireless para smartphones, duas portas USB-C e dois espaços abertos para armazenamento.
A forma como os interiores estão apetrechados varia conforme o nível da gama. O Classe V Exclusive (topo de gama) tem volante revestido a Nappa e banco do condutor ajustável eletricamente com função de memórias, janelas escurecidas atrás, portas deslizantes elétricas e o portão traseiro Easy-Pack.
Já a variante básica inclui couro no revestimento do volante e uma segunda porta deslizante, enquanto a linha Style acrescenta banco de conforto para o passageiro. Mais acima na gama, a linha Avantgarde proporciona bancos em couro, ar condicionado Thermotronic e bancos frontais com apoio lombar de quatro vias e profundidade da almofada do assento ajustável.
Opcionalmente, é possível ter bancos de luxo para os passageiros com funções de reclinar, massagem das costas, ar condicionado, encostos de cabeça, pernas e pés e uma mesa retrátil. Também os passageiros beneficiam de tomadas USB-C.
O sistema de infoentretenimento MBUX suporta até sete perfis diferentes e é compatível com smartphones Apple CarPlay e Android Auto, estando também disponível o assistente de voz Hey Mercedes.
Sistemas de assistência e segurança
No que toca aos sistemas que garantem não só a segurança, como também a assistência ao condutor, de destacar o assistente de ângulo morto, assistente ativo de distância Distronic ou os faróis Multibeam LED com assistente de máximos Plus.
Também há assistente de travagem ativa com função de tráfego cruzado, assistente ativo de manutenção na via (entre 60 e 200 km/h de velocidade), assistente de atenção que emite avisos acústicos e visuais caso detete falta de atenção do condutor e assistente de estacionamento com câmara traseira de marcha-atrás.
Há, também, outros sistemas combinados com o novo pacote de assistência ao condutor, incluindo controlo de velocidade de cruzeiro ativo e assistente ativo de direção. O equipamento de série inclui sete airbags.
Aspeto exterior
Mercedes-Benz Classe V© Mercedes-Benz AG
De design moderno, o Mercedes-Benz Classe V mais recente tem a clássica grelha cromada com um elemento Black Panel. A versão básica e a linha Style possuem uma grelha de radiador com padrão de estrelas, duas faixas cromadas e uma estrela central de grandes dimensões a marcar o logótipo - tal como a unidade que transportou Cristiano Ronaldo na Áustria. Mas no Exclusive a estrela da Mercedes está na sua posição icónica no capot.
A iluminação integra-se no design, com os faróis dianteiros Multibeam LED e o conjunto ótico traseiro LED com três luzes de orientação verticais para os indicadores de mudança de direção, travões e luz de posição. A janela traseira tem uma forma aerodinâmica, havendo ainda um spoiler com luz de travões LED integrada.
Na mais recente atualização, a carrinha foi dotada de quatro novas cores exteriores (prateado Hightech Silver Metallic, dourado Kalahari Gold Metallic, cinzento Alpine Grey e azul Vintage Blue). Ao todo, há 12 cores disponíveis. Opcionais são os cinco designs de jantes otimizados do ponto de vista da aerodinâmica.
Leia Também: Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus (finalmente) juntos. Al Nassr ao rubro