No fim de junho, demos conta de que grandes fabricantes europeus não tinham planos para adotar o Apple CarPlay Ultra. Agora, a BMW junta-se aos que rejeitam o sistema da tecnológica americana.
Segundo o BMW Blog, a confirmação vem de um porta-voz da BMW AG, que disse esta semana: "A BMW não tem, atualmente, planos para integrar o Apple CarPlay Ultra".
O construtor bávaro tem o seu sistema próprio iDrive, em cujo desenvolvimento está a investir para o incluir como parte central dos futuros modelos.
Também a Audi, a Mercedes-Benz, a Renault, a Polestar e a Volvo não querem o Apple CarPlay. Um executivo da Renault até terá dito relativamente à empresa americana: "Não tentem invadir os nossos próprios sistemas", terá dito o construtor, segundo o Financial Times.
A plataforma de infoentretenimento da Apple abrange todos os ecrãs a bordo, painel de instrumentos incluído, emergindo o condutor e os ocupantes do veículo numa integração ímpar na história do sistema CarPlay.
Através do CarPlay Ultra, é possível controlar a navegação, clima a bordo, multimédia, visualizar as informações essenciais desde a velocidade ao consumo, passando por pressão dos pneus e temperatura da água.
Há diversas interfaces disponíveis e opções de personalização das cores e das imagens de fundo, pelo que, até certa medida, o sistema pode ser adaptado às preferências individuais de cada um - sem se limitar a um aspeto fixo ditado pelo construtor.
Software é cada vez mais importante
Com o avanço da tecnologia, expande-se o conceito de veículos definidos pelo software (SDV, na sigla em Inglês). Os sistemas são preponderantes não só para o entretenimento dos ocupantes, como também para o controlo e exibição de informações essenciais.
Por isso mesmo, a diferenciação poderá ser chave também neste campo, para além de ser uma potencial fonte de monetização - quer através de modelos de subscrição, quer através de publicidade.
Aston Martin em sentido contrário
A Aston Martin foi o primeiro construtor a adotar o Apple CarPlay Ultra. Em maio, anunciou o software de infoentretenimento para os seus novos veículos.
Para além do construtor de Gaydon, segundo o The Verge a Kia, Hyundai e Porsche também contam fazer uso deste sistema de infoentretenimento americano.
Leia Também: Grandes fabricantes europeus dizem 'não' ao CarPlay Ultra