Vendas de automóveis na Europa sofrem 'tombo' de 7,3% em junho

Já são conhecidos os dados sobre o mercado europeu de automóveis em junho, com uma quebra acentuada de 7,3 por cento das vendas de novas viaturas face ao mesmo mês do ano passado.

Carros novos no porto de Yokohama.

© Hanai/Bloomberg via Getty Images

Lusa
24/07/2025 08:04 ‧ há 2 dias por Lusa

Auto

mercado automóvel

Houve uma quebra de 7,3 por cento nas vendas de novos automóveis na Europa em junho. Os dados sobre o mercado europeu de automóveis foi divulgado esta quinta-feira pela ACEA - Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis.

 

A Alemanha, a França e a Itália, em particular, registaram quedas significativas.

Segundo a ACEA, estes mercados contribuíram também para a queda das vendas europeias no primeiro semestre do ano (-1,9%).

Os modelos a gasolina (-21,2%) e a gasóleo (-28,2%) apresentaram uma forte quebra no primeiro semestre, sendo substituídos pelos modelos híbridos (+17,1%), que representam agora mais de um terço do mercado (34,8%).

As vendas dos automóveis totalmente elétricos também continuam a crescer, mas a um ritmo mais moderado (+22%) do que nos últimos anos, com um forte crescimento na Alemanha e na Bélgica, graças aos incentivos fiscais.

Os veículos elétricos representam 15,6% do mercado europeu.

"Ainda estamos longe de conseguir a adoção em massa", refere a ACEA, que pede uma revisão das normas de emissões de CO2 (que determinam as vendas de veículos elétricos).

Os carros híbridos plug-in (com motor a gasolina e bateria de tamanho moderado que está ligada para recarga) tiveram uma ligeira recuperação (+19,5%) graças ao tratamento fiscal favorável em alguns países e representaram 8,4% das vendas no primeiro semestre do ano.

O grupo Stellantis, o segundo maior da Europa, sofreu o impacto da queda em junho (-16,1%, ou menos 30.000 vendas), especialmente para as suas marcas Fiat e Citroën, que estão atualmente a renovar as suas linhas de produtos.

A líder Volkswagen acompanhou a queda do mercado (-7,8%). A terceira classificada, a Renault, manteve-se firme (-0,5%), mas ainda assim reviu em baixa as suas metas anuais devido às dificuldades no mercado dos veículos utilitários.

Os grupos Toyota e Hyundai-Kia também registaram menos quase 10.000 vendas em junho e uma queda na quota de mercado no primeiro semestre.

Leia Também: Mercado automóvel cresce 4,2% no primeiro semestre para 143.012 veículos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas