A Hyundai decidiu renovar o Ioniq 5, que chega agora com maior autonomia - graças a novas baterias de iões de lítio. Mas não são as únicas mexidas no modelo totalmente elétrico.
A bateria de 77,4 kWh é substituída por duas opções - ou de 63 kWh, ou de 84 kWh. A autonomia atinge os 440 km (ciclo combinado WLTP) e 613 km (ciclo urbano WLTP) na versão de 63 kWh. Esta está associada a um motor com 170 cv de potência.
Quanto à variante de 84 kWh, consegue percorrer 570 km em ciclo combinado WLTP e 784 km em ciclo urbano WLTP, nas variantes Premium Plus ou Vanguard com motor de 229 cv. As jantes aerodinâmicas são de 19 polegadas.
Há uma terceira versão com esta bateria - o Hyundai Ioniq 5 EV 530km Vanguard Plus, com jantes aerodinâmicas de 20 polegadas. A autonomia atinge 530 km em ciclo combinado WLTP e 709 km no caso do ciclo urbano WLTP.
O carregamento ultrarrápido da bateria permite recuperar 350 km de autonomia com apenas cerca de 18 minutos de tempo de carga. Há, ainda, sistema Vehicle-to-Load interior e exterior.
Design exterior
Este SUV tem um novo acabamento em formato de V, sendo os para-choques redesenhados para salientar a postura ampla e baixa característica. Há também um spoiler traseiro maior, o que favorece não só o aspeto, como também o desempenho aerodinâmico.
O Sistema Inteligente de Iluminação Frontal e o novo limpa-vidros traseiros são outras das características que distinguem a versão renovada do Hyundai Ioniq 5 - que aumentou 20 milímetros em comprimento total para os 4.655 milímetros.
Novas funcionalidades no interior
Por dentro, o modelo sul-coreano recebeu botões físicos na consola central, para aceder a funções diversas (bancos dianteiros aquecidos e ventilados, volante aquecido, ajuda de estacionamento). O carregador de smartphones wireless passou para a parte superior da consola. O rebatimento remoto dos bancos da segunda fila pode ser feito remotamente.
O design do volante foi, igualmente, renovado, passando a contar com luzes interativas. O ecrã do sistema de infoentretenimento de nova geração ccNC mantém-se, mas agora a moldura é em preto. No centro, há uma porta USB-C para carregamento e ligação de 12 V.
O condutor usufrui de ajuda ao estacionamento com controlo remoto, volante com deteção de mãos, assistente de manutenção na faixa, assistente remoto de estacionamento inteligente e assistente de prevenção de colisões em estacionamento (dianteiro, lateral e traseiro).
Os sistemas eletrónicos deste Hyundai Ioniq 5 são atualizados remotamente através de over-the-air. De destacar, igualmente, o Sistema Inteligente de Iluminação Frontal e a Digital Key 2.
Conforto e segurança
A carroçaria tem uma rigidez reforçada, o que reduz os ruídos, e tal como as portas e pilar B teve a segurança estrutural reforçada. A proteção em colisões laterais foi aprimorada, e há oito airbags (incluindo laterais para os passageiros que seguem nos bancos da segunda fila).
De referir, igualmente, que o Hyundai Ioniq 5 tem uma isolação acústica extra na zona do motor traseiro, para reduzir o ruído que se ouve a bordo.
Em Portugal, o Ioniq 5 está disponível a partir dos 43 mil euros na variante com 440 km de autonomia (Premium), enquanto a versão com 570 km (Premium Plus) chega a partir dos 49.900 euros.
Leia Também: Hyundai IONIQ 6 N revelado no Festival de Goodwood