A Sony apresentou esta quinta-feira, dia 7 de agosto, os resultados financeiros relativos ao segundo trimestre de 2025, revelando um aumento de 23,3% dos lucros - cerca de 1,5 mil milhões de euros.
A apresentação destes resultados é também uma boa oportunidade para ‘tomar o pulso’ à divisão de videojogos PlayStation, uma área onde a Sony parece continuar a ter bons motivos para ‘sorrir’.
A Sony informou que, no período entre abril e junho, a PlayStation 5 vendeu 2,5 milhões de unidades. Significado isto que, desde que a consola chegou às lojas em novembro de 2020, já vendeu 80,3 milhões de unidades em todo o mundo.
É especialmente interessante comparar com a PlayStation 4 que, com cinco anos no mercado e um preço mais barato, vendeu cerca de 1,4 milhões de unidades a mais do que a atual consola da Sony - algo que pode ser entendido como um bom desempenho da PlayStation 5 mesmo com a escassez de unidades que se verificaram quando a consola foi lançada.
Há ainda outros dados interessantes sobre a divisão PlayStation. Durante o segundo trimestre foram vendidos um total de 65,9 milhões de jogos, o que corresponde a um aumento de 23% em relação ao mesmo período do ano passado e dos quais 6,9 milhões de cópias são de jogos produzidos pelos estúdios internos da PlayStation.
No que diz respeito à PlayStation Network, verificou-se um aumento de 6% no número de utilizadores mensais ativos que, no segundo trimestre de 2025, atingiu os 123 milhões de jogadores.
Serve recordar que na primeira metade de 2025 foi lançado ‘Death Stranding 2: On the Beach’ da Kojima Productions em exclusivo para a PlayStation 5, sendo que também chegaram à consola da Sony vários títulos que, até então, eram exclusivos da Xbox ou foram produzidos por estúdios detidos pela Microsoft - como é o caso de ‘Indiana Jones and the Great Circle’, ‘Forza Horizon 5’, ‘The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered’ e também ‘Doom: The Dark Ages’.
Há bons motivos para acreditar que as vendas da PlayStation 5 continuarão a aumentar nos próximos meses. Além do lançamento de exclusivos como ‘Sword of the Sea’ da Giant Squid, ‘Ghost of Yōtei’ da Sucker Punch Productions, ‘Saros’ da Housemarque e de ‘Intergalactic: The Heretic Prophet’ da Naughty Dog, ainda temos de levar em conta a chegada de ‘GTA VI’ da Rockstar Games na primeira metade do próximo ano.
Leia Também: De férias? Estes são os jogos que chegam às lojas em agosto