Nos últimos dias têm surgido diversos vídeos impressionantes dos incêndios que assolam há mais de duas semanas Portugal Continental, principalmente, o Centro e Norte do país.
De 'tornados' de fogo ao sofrimento de pessoas, que veem as suas casas em risco, à coragem dos bombeiros que combatem as chamas, muitos são os registos chocantes e emocionantes que chegam até aos internautas.
Um dos mais recentes foi captado no Piódão, em Coimbra, por um bombeiro.
Nas imagens, partilhadas entretanto pela conta de Instagram Soldados da Paz, vê-se um veículo dos bombeiros a avançar pelo fogo para combater as chamas e ouve-se as palavras de incentivo do "chefe de viatura". "Não para! Ricardo, não para! Devagar que não se sabe o que está do lado de lá. Atenção, devagar, devagar, devagarinho. Sempre para esse lado, sempre mais para esse lado", diz o bombeiro ao colega que conduz.
"Bora!", ouve-se já com algum alívio na voz, depois de terem ultrapassado o 'corredor' de chamas que os levava à zona de combate.
As imagens, que já foram vistas milhares de vezes e partilhadas outros milhares, receberam imensos elogios. "Grandes", "enorme respeito", bravos" são apenas algumas das palavras escritas pelos utilizadores.
"É impressionante e muito mais impressionante do que o fogo é a coragem dos bombeiros", lê-se noutro comentário, desta vez feito na rede social X, onde as imagens, entretanto foram também partilhadas.
Já os Soldados da Paz realçam que "os bombeiros têm enfrentado cenários extremos nos teatros de operações", destacando "o apoio incondicional do chefe de viatura ao motorista, durante todo o percurso" reproduzido no vídeo em questão.
Também nas últimas horas, surgiu um vídeo no Facebook, filmado por uma uma moradora Aldeia da Barroja, em Arganil, distrito de Coimbra, que ficou com a casa rodeada pelo fogo.
"Estamos completamente cercados agora", pode ouvir-se a mulher a dizer, em pânico.
As imagens mostram o incêndio junto da habitação, sendo possível também perceber que à hora da filmagem estava muito vento.
Mais de 80 de concelhos do país continuam em perigo máximo
Recorde-se que, esta segunda-feira, 18 de agosto, mais de 80 de concelhos do interior Norte e Centro e Algarve continuam hoje em perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o IPMA, estão em perigo máximo de incêndio mais de 80 concelhos dos distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Coimbra, Santarém, Castelo Branco, Portalegre e Faro.
O IPMA colocou também vários concelhos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Portalegre, Castelo Branco, Santarém. Évora, Beja e Faro em perigo muito elevado.
No domingo, a ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, anunciou, que o Governo decidiu "prorrogar por mais 48 horas" a situação de alerta devido aos incêndios, até às 00h de terça-feira.
Leia Também: "Completamente cercados". As imagens das chamas a rodear casa em Arganil