Marcelo apresenta "sentidas condolências" por morte de ex-autarca

Marcelo Rebelo de Sousa, "que interrompeu as suas férias e regressou ontem ao Palácio de Belém", apresentou "sentidas condolências ao presidente da Câmara Municipal da Guarda, pelo falecimento do antigo autarca Carlos Dâmaso, vítima de um incêndio que combatia na sua freguesia".

Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa,

© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
15/08/2025 17:47 ‧ há 2 horas por Notícias ao Minuto com Lusa

País

Presidente da República

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, apresentou "sentidas condolências" pela morte do ex-autarca da freguesia de Vila Franca do Deão, no concelho da Guarda, que perdeu a vida esta sexta-feira enquanto combatia o fogo.

 

Numa nota, publicada na página da Presidência da República, lê-se que Marcelo Rebelo de Sousa, "que interrompeu as suas férias e regressou ontem ao Palácio de Belém", apresentou "sentidas condolências ao presidente da Câmara Municipal da Guarda, pelo falecimento do antigo autarca Carlos Dâmaso, vítima de um incêndio que combatia na sua freguesia".

O Presidente da República pediu ainda que as condolências fossem apresentadas à família do ex-autarca.

Segundo a nota, Marcelo Rebelo de Sousa irá ficar no Palácio de Belém "nos próximos dias" para "acompanhar a grave situação dos incêndios rurais".

O Presidente da República, recorde-se, esteve presente esta tarde numa reunião da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Carnaxide, com o primeiro-ministro, Luís Montenegro. No entanto, ambos saíram do encontro sem fazer declarações.

Ex-autarca é a primeira vítima moral dos incêndios florestais

O ex-autarca de Vila Franca do Deão, Carlos Dâmaso, é a primeira vítima mortal dos incêndios florestais que assolam o país.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, confirmou que o ex-autarca de Vila Franca do Deão Carlos Dâmaso morreu na sequência do combate às chamas, tendo o seu corpo sido encontrado hoje.

Carlos Dâmaso era novamente candidato à presidência da freguesia de Vila Franca do Deão, no concelho da Guarda, nas eleições autárquicas de outubro, pelo Movimento Independente.

Ex-autarca de Vila Franca de Deão morre a combater fogo

Ex-autarca de Vila Franca de Deão morre a combater fogo

Carlos Dâmaso morreu na sequência do combate às chamas, tendo o seu corpo sido encontrado esta sexta-feira.

Lusa | 15:04 - 15/08/2025

Portugal está em situação de alerta devido aos incêndios desde o dia 2 de agosto e, esta sexta-feira, o comandante nacional da Proteção Civil, Mário Silvestre, anunciou que foi ativado Mecanismo Europeu de Proteção Civil com pedido de apoio de quatro aviões Canadair.

Mário Silvestre justificou a ativação do Mecanismo Europeu de Proteção Civil com o facto de as condições climatéricas não terem permitido, durante a noite, uma janela de oportunidade para debelar alguns incêndios, ao contrário do que as autoridades esperavam.

A Comissão Europeia já adiantou que está a "mobilizar o apoio" que Portugal pediu para ajudar a combater os incêndios florestais no país. "Sim, Portugal ativou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil, nós estamos a mobilizar o apoio que o país pediu", disse à Lusa a porta-voz do executivo comunitário europeu Eva Hrncirova.

Leia Também: Autarca alerta que incêndio está "incontrolável" na Guarda

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas