Um homem de 55 anos foi auxiliado por elementos do Projeto SeaWatch, na tarde de quarta-feira, depois de ter sido arrastado por um agueiro, na praia da Almagreira, no concelho de Peniche.
A vítima, de nacionalidade romena, entrou "em dificuldades na água", de acordo com uma nota da Autoridade Marítima Nacional (AMN).
O mesmo organismo adiantou que a situação foi detetada "durante uma ação de vigilância", na qual os elementos do Projeto SeaWatch viram "um grupo de pessoas ao redor da vítima, que se encontrava em posição lateral de segurança no areal e com dificuldades em respirar".
Foi-lhe administrado oxigénio até à chegada dos Bombeiros Voluntários de Peniche, que transportaram a vítima para uma unidade hospitalar.
O que é um agueiro? Como identificar?
De acordo com aquela autoridade, "um agueiro consiste na existência de uma corrente com a direção de terra para o mar, que é criada pelo retorno da água trazida pelas ondas para a praia".
Num vídeo informativo, a AMN detalhou que as zonas onde ocorrem agueiros são caracterizadas "pela ausência de ondas", podendo ser identificadas através de fatores como a cor de água diferente, a ausência de espuma à superfície e por um movimento contrário da rebentação.
O organismo recordou que "estas correntes podem ser muito fortes", conseguindo arrastar as pessoas "para zonas afastadas e mais profundas da praia".
Se for 'apanhado' por um agueiro, a AMN realçou que o importante é "manter a calma", "não entrar em pânico e não tentar vencer a corrente". Deverá, além disso, "pedir ajuda e nadar lateralmente até deixar de sentir o efeito da corrente" e até conseguir "sair da água num local afastado".
Leia Também: Detido agressor sexual de meia-irmã no Montijo. Vítima tem 9 anos