De acordo com os dados da APAV, nos primeiros seis meses de 2025, a associação deu formação a 3.247 alunos, um número em linha com a média anual desde 2021, quando o programa começou, de "mais de 3 mil jovens".
"Este ano, foram já realizadas 108 sessões em escolas de todo o país, com destaque para a região Norte, que lidera com 37 ações (34%), envolvendo 1.523 alunos", adianta a APAV.
Acrescenta que logo a seguir surge a região de Lisboa e Vale do Tejo, com 34 sessões (31,5%) e 1.047 jovens sensibilizados (32,2%).
Em terceiro lugar surge a região do Algarve, onde foram realizadas 21,3% das ações e formados 11,6% dos participantes, enquanto o Alentejo e o Centro somaram 14 sessões, abrangendo 301 alunos.
O programa "Abuso Não É Amor" é feito em parceria com a YSL Beauty, "com o objetivo de promover ações de sensibilização em contextos escolares, universitários e comunitários".
"A iniciativa visa prevenir comportamentos abusivos no namoro e combater a violência nas relações de intimidade", explica a APAV, segundo a qual a colaboração com a YSL Beauty tem sido "fundamental" para o trabalho da associação na prevenção da violência, "ao informar os mais jovens sobre os sinais de abuso e promover relações saudáveis".
A APAV defende que se trata de uma parceria que "representa um importante investimento social na construção de uma sociedade mais informada, consciente e justa".
Leia Também: Dezenas de personalidades israelitas pedem "sanções drásticas" a Telavive