Tarifas? Marcelo afirma que "história não terminou" (e elogia as reações)

O Presidente da República afirmou hoje, quanto às tarifas anunciadas por Donald Trump sobre os produtos europeus, que "esta história não terminou" e elogiou a reação "de serenidade" da União Europeia (UE) e do Governo.

Marcelo Rebelo de Sousa e Paulo Rangel em São Tomé

© Lusa

Lusa
12/07/2025 18:20 ‧ há 5 horas por Lusa

País

Presidente da República

Marcelo Rebelo de Sousa foi questionado sobre o anúncio da imposição de tarifas de 30% sobre todos os produtos da União Europeia (UE) feito hoje pelo Presidente norte-americano, durante a sua visita oficial a São Tomé e Príncipe, para as comemorações dos 50 anos da independência deste país.

 

"A posição de Portugal é exatamente a posição da Comissão Europeia. Não esconde que não é bom para o comércio internacional e para a economia internacional haver este tipo de anúncios nas condições em que foi feito", começou por comentar o chefe de Estado, em resposta aos jornalistas, num hotel de São Tomé. 

O Presidente da República referiu que o Governo português tem estado "em contacto com a União Europeia" sobre esta matéria, através do primeiro-ministro, Luís Montenegro, e do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, que o acompanha nesta deslocação a São Tomé e Príncipe e que estava ao seu lado.

Tarifas?

Tarifas? "Aguardamos, sem excluir nenhuma opção e em conjugação com UE"

Portugal vai aguardar pelo desfecho das negociações sobre as tarifas com os Estados Unidos da América, na expectativa de um acordo, mas sem excluir nenhuma opção, em conjugação com a União Europeia, afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros.

Lusa | 17:42 - 12/07/2025

No seu entender, a UE teve uma "reação muito serena", através da Comissão Europeia, e também o Governo português, "em sintonia com a Comissão Europeia", adotou "uma posição de bom senso, de serenidade, a pensar no interesse de Portugal, no interesse da Europa, mas no interesse da comunidade internacional".

Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, o anúncio feito por Donald Trump constitui "um desvio apreciável" em termos de valores em relação ao que "estava em cima da mesa" e "de alguma maneira foi surpreendente, uma vez que estava em curso um processo negocial que estava a correr bem, da União Europeia com os Estados Unidos".

Contudo, o chefe de Estado acrescentou que "esta história não terminou", porque o processo negocial continua, "na esperança de que seja possível encontrar uma solução do interesse de todos, Europa e Estados Unidos, e que corresponda à lógica do que estava a ser negociado".

Leia Também: Tarifas. Líderes apoiam negociações e pedem defesa dos "interesses" da UE

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas