Um agente da Polícia de Segurança Pública (PSP) foi filmado a dar uma 'bastonada' e atirar ao chão uma passageira de um avião da Ryanair que aterrou de emergência, no passado domingo, 18 de maio, em Faro, no Algarve, depois da mulher ter proferido ameaças de bomba.
Nas imagens, partilhadas no TikTok por Blair Morgan, vê-se a mulher a ser retirada do aparelho, sob o aplauso dos restantes passageiros. Os polícias levam-na então para um autocarro onde, posteriormente, se vê um dos agentes a tirar o bastão e a desferir-lhe um golpe.
Nessa altura, os outros dois agentes que tinham entrado também no avião aproximam-se e a filmagem termina.
"Passageira desferiu pontapés e cabeçadas no autocarro"
Questionada pelo Notícias ao Minuto sobre a situação, a PSP garantiu que a passageira teve de ser "imobilizada" para "sua segurança e dos agentes envolvidos".
"Aquando da abordagem pelos agentes da PSP, a mesma adotou uma postura agressiva e não colaborante com os polícias. A sua conduta, com sinais visíveis de estar alcoolizada, fez com que a mesma fosse acompanhada ao exterior da aeronave", conta.
Já no interior do autocarro, "a referida passageira desferiu pontapés e cabeçadas nas portas e janelas do autocarro, tendo sido necessário, para sua segurança e dos agentes envolvidos, proceder à sua imobilização no chão e posterior algemagem".
"Já algemada, a passageira continuou com a postura agressiva e a bater com a cabeça na janela do autocarro. Houve necessidade de chamar ao local a equipa de primeiros socorros deste Aeroporto e, posteriormente, conduzir a referida passageira ao hospital de Faro, tendo ficado em observação", adiantam.
Internautas falam em "violência policial", mas passageiros elogiam
Nos comentários ao vídeo, já visto por 1,6 milhões de pessoas, vários internautas questionam e criticam a atitude dos polícias portugueses. "Porque estão a espancá-la?", pergunta um. Já outro fala em "violência policial". Mas há muitos mais.
Outros, alguns dos quais passageiros do voo em questão, defendem os agentes da PSP, acusando a mulher de ter causado "medo" a crianças, "distúrbios", "danos" e até cuspido e pontapeado os agentes.
@blairrmorr I’m crying don’t take me to court for this #ryanair #jet2holiday #tenerife #holiday #fyp original sound - jet2
"Eu estava nesse voo e ela merece tudo o que lhe aconteceu. Foi ela que causou isso. A polícia foi totalmente justa, ela foi violenta com eles, sem mencionar o facto de ela ter agredido e ameaçado outros passageiros do voo, incluindo a minha irmã, que estava sentada ao lado dela. Sinceramente, não tenho nenhuma compaixão por essa mulher", escreveu uma internauta que dá pelo nome de Ava no TikTok.
"Como pai de três meninas que estavam neste voo, uma das quais teve o azar de se sentar ao lado desta senhora viciada e bêbada, acho que ela foi tratada adequadamente. Durante duas horas, ela agrediu verbalmente a tripulação e outros passageiros", assegurou, por sua vez, o internauta Davie Stewart.
Leia Também: Avião com destino à Escócia aterra em Portugal após ameaça de bomba