Fecho de comércio junto a Alvalade por "segurança" após parecer da PSP

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) realçou hoje que o encerramento preventivo de estabelecimentos de restauração e bebidas junto ao Estádio de Alvalade, após parecer da PSP, procura "proteger e garantir a segurança de todos".

Notícia

© Getty Images

Lusa
17/05/2025 00:06 ‧ há 6 horas por Lusa

País

Câmara Municipal de Lisboa

"Perante o parecer da PSP que alerta para riscos de segurança em determinadas zonas à volta do estádio do Sporting, não restava outra opção que não fosse proteger e garantir a segurança de todos os que pretendem festejar o último jogo da equipa do Sporting Clube de Portugal", referiu a autarquia de Lisboa, em comunicado.

 

Antes, a PSP tinha esclarecido que a decisão de determinar o encerramento preventivo de estabelecimentos de restauração e bebidas junto ao Estádio de Alvalade e à Praça Marquês de Pombal, em Lisboa, é para salvaguardar a segurança pública.

O esclarecimento da Polícia de Segurança Pública (PSP) surgiu depois de a Câmara de Lisboa ter anunciado que, por solicitação do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, perto de 20 estabelecimentos comerciais na zona envolvente ao estádio José Alvalade vão encerrar entre as 13h00 de sábado e as 07h00 de domingo.

Em causa está o jogo entre Sporting/Vitória de Guimarães, que pode consagrar o clube de Alvalade campeão nacional de futebol.

A autarquia liderada por Carlos Moedas apelou, no comunicado enviado hoje à noite, "à compreensão dos proprietários da restauração", lembrando os "vários incidentes na semana passada que a PSP transmitiu à CML".

"Com base na fundamentação da sua avaliação de risco, não tinha a CML outra escolha que não fosse concordar em proteger estes estabelecimentos e a segurança de todos", vincou.

A Câmara de Lisboa reforçou ainda o "apelo a que todos vivam a sua festa de forma ordeira".

"Foi assim nos últimos 2 anos. Acreditamos e tudo faremos para que tal também aconteça este ano", concluiu.

Perto de 60 estabelecimentos comerciais na zona do Marquês de Pombal também vão ter restrições, pelo que vão encerrar às 17h00 de sábado.

Isto porque, habitualmente, para celebrar a conquista do campeonato, os adeptos do Benfica e do Sporting concentram-se na rotunda do Marquês de Pombal e nos arredores.

Num comunicado hoje divulgado, a PSP diz que vai desenvolver em todo o país "uma operação policial complexa, dinâmica e de grande envergadura, em especial nas cidades de Braga e de Lisboa", que recebem os jogos de Benfica e Sporting, respetivamente.

Assim, a PSP afirma que a decisão de encerrar os estabelecimentos comerciais, "de natureza eminentemente preventiva, enquadra-se no dever de salvaguarda da ordem, tranquilidade e segurança públicas (...) bem como na prossecução dos fins de prevenção criminal e proteção de pessoas e bens previstos na Lei de Segurança Interna".

Comerciantes junto ao Estádio de Alvalade e ao Marquês de Pombal já manifestaram o seu desagrado com a restrição de horários que lhe foi imposta.

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) também manifestou hoje preocupação com o impacto económico do encerramento antecipado dos estabelecimentos em vários pontos de Lisboa

Perante o resultado do dérbi lisboeta no passado fim de semana, os jogos decisivos da última jornada da I Liga estão marcados para sábado, às 18h00, nomeadamente o Sporting-Vitória de Guimarães e o Sporting de Braga-Benfica, que decidirão o título de campeão.

Leia Também: Lojas junto à CML com horário reduzido 2.ª-feira. Moedas recebe campeão

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas