O esclarecimento da Polícia de Segurança Pública (PSP) surgiu depois de a Câmara de Lisboa ter anunciado que, por solicitação do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, perto de 20 estabelecimentos comerciais na zona envolvente ao estádio José Alvalade vão encerrar entre as 13h00 de sábado e as 07h00 de domingo.
Em causa está o jogo entre Sporting/Vitória de Guimarães, que pode consagrar o clube de Alvalade campeão nacional de futebol.
Perto de 60 estabelecimentos comerciais na zona do Marquês de Pombal também vão ter restrições, pelo que vão encerrar às 17h00 de sábado.
Isto porque, habitualmente, para celebrar a conquista do campeonato, os adeptos do Benfica e do Sporting concentram-se na rotunda do Marquês de Pombal e nos arredores.
Num comunicado hoje divulgado, a PSP diz que vai desenvolver em todo o país "uma operação policial complexa, dinâmica e de grande envergadura, em especial nas cidades de Braga e de Lisboa", que recebem os jogos de Benfica e Sporting, respetivamente.
Assim, a PSP afirma que a decisão de encerrar os estabelecimentos comerciais, "de natureza eminentemente preventiva, enquadra-se no dever de salvaguarda da ordem, tranquilidade e segurança públicas (...) bem como na prossecução dos fins de prevenção criminal e proteção de pessoas e bens previstos na Lei de Segurança Interna".
"Esta decisão fundamenta-se na necessidade de mitigar riscos concretos e previsíveis associados à aglomeração de adeptos nas imediações do recinto desportivo, com especial incidência sobre a prevenção de comportamentos desordeiros potenciados pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas, fator que, conforme estudos e a experiência operacional demonstram, exponencia a adoção de condutas agressivas, tumultuárias e disruptivas da ordem pública", acrescenta a polícia.
Segundo a PSP, esta decisão acautela também a possibilidade de se usar "objetos existentes nos referidos estabelecimentos - nomeadamente mobiliário urbano (cadeiras, mesas, bancos) e utensílios de vidro e metal (copos, garrafas e latas) - como instrumentos de arremesso ou agressão".
O uso desses objetos juntamente com artigos de pirotecnia, "configura um sério potencial de ameaça à integridade física de cidadãos e dos polícias em serviço em locais de festejos onde se concentrarão milhares de pessoas", disse ainda.
De acordo com a PSP, esta decisão, tomada "em estreita articulação com a Câmara Municipal de Lisboa", é "imprescindível para garantir as condições de segurança exigíveis" e permite que os festejos decorram "de forma cívica e pacífica".
Comerciantes junto ao Estádio de Alvalade e ao Marquês de Pombal já manifestaram o seu desagrado com a restrição de horários que lhe foi imposta.
Perante o resultado do dérbi lisboeta no passado fim de semana, os jogos decisivos da última jornada da I Liga estão marcados para sábado, às 18h00, nomeadamente o Sporting-Vitória de Guimarães e o Sporting de Braga-Benfica, que decidirão o título de campeão.
Leia Também: Seja Benfica ou Sporting, campeão trava trânsito (e comércio). Onde?