Um tubarão considerado raro, e que não era avistado desde 1970, voltou a ser registado na Papua-Nova Guiné.
O primeiro exemplar da espécie, que foi batizada ‘Gogolia filewoodi’, foi capturado por um pescador em julho de 1970, na baía de Astrolabe, junto à foz do rio Gogol. Era uma fêmea grávida com 74 centímetros.
Três anos depois foi oficialmente registada como uma nova espécie e género, nomeando-a em homenagem ao local da descoberta e ao cientista que a classificou, L. W. Fillewood.
Porém, a espécie não mais foi vista, mesmo com várias pesquisas científicas na área.
© Journal of Fish Biology
Agora, um estudo publicado a 21 de agosto no Journal of Fish Biology revelou que, desde 2020, pescadores da província de Madang capturaram seis exemplares, cinco fêmeas e um macho.
Os exemplares capturados foram registados por um funcionário da World Wildlife Fund, que fotografou parte dos tubarões e confirmou a identidade da espécie. Tal como em 1970, todos foram apanhados perto da foz do rio Gogol.
Os cientistas acreditam que o habitat do tubarão poderá consistir apenas numa pequena área da baía de Astrolabe e sublinham que estão a ser “iniciadas medidas de monitorização” para poder preservar “esta espécie única e rara”.
Leia Também: Tubarão laranja e olhos brancos na Costa Rica. Será o 1.º a ser avistado