Enquanto no sul de Itália as temperaturas chegam aos 39ºC, no norte e centro do país o cenário é de chuva torrencial e de vento. As regiões de Véneto, Lombardia, Emília-Romanha, Ligúria e Toscana encontram-se esta quinta-feira em alerta laranja, ao passo que Friul-Veneza Júlia, Molise, Campânia, Piemonte, Marcas, Úmbria e Lácio estão em alerta amarelo. Segundo as previsões, o mau tempo não deverá dar tréguas nos próximos dias.
Desde o final da tarde de quarta-feira que os operacionais do Corpo Nacional de Bombeiros levaram a cabo mais de 430 intervenções nas regiões de Lácio, Toscana, Ligúria, Véneto, Marcas e Emília-Romagna, não só para socorrer pessoas, mas também devido a inundações e a árvores caídas ou tombadas.
“As situações mais críticas foram registadas na província de Roma (100 intervenções), ao longo da costa do Tirreno entre La Spezia, Lucca, Prato, Grosseto e Pistoia (mais de 200 intervenções), nos territórios entre Pesaro Urbino e Rimini (80 intervenções) e na região de Pádua (40 intervenções)”, detalhou o organismo, num comunicado divulgado esta quinta-feira.
Os socorristas apontaram que, durante a noite, “chuva forte e rajadas de vento violentas atingiram a capital, com mais de 100 intervenções realizadas pelas equipas do comando de Roma devido a danos causados pela água, árvores arrancadas, galhos caídos e letreiros tombados”, principalmente a sudeste da região e na faixa costeira.
#Maltempo lungo la costa tirrenica, da La Spezia a #Grosseto, oltre 200 gli interventi fatti dai #vigilidelfuoco da ieri sera: in Maremma, tra Follonica e Castiglione della Pescaia, le maggiori criticità. Nelle foto uno dei soccorsi di stanotte nel capoluogo toscano, liberati da… pic.twitter.com/LdzJry7rrG
— Vigili del Fuoco (@vigilidelfuoco) August 21, 2025
#Maltempo #Toscana, da ieri sera oltre 220 interventi dei #vigilidelfuoco, squadre tuttora impegnate nelle province di Grosseto (40 interventi), Livorno (37), Lucca (22), Pisa (23), Prato (37), Massa Carrara (31), Pistoia (30). Nelle immagini il lavoro svolto a Prato [#21agosto… pic.twitter.com/YOCPqXZXlh
— Vigili del Fuoco (@vigilidelfuoco) August 21, 2025
#Maltempo, dal pomeriggio forte pioggia a #Milano e #Varese: 40 interventi dei #vigilidelfuoco nel capoluogo meneghino, maggiori criticità nell'hinterland a Nord-Ovest: sottopassi allagati e alberi pericolanti gli interventi più ricorrenti, ma senza particolari criticità; 15… pic.twitter.com/8VvQZO9m19
— Vigili del Fuoco (@vigilidelfuoco) August 21, 2025
Na Toscana, os operacionais viram-se a braços com mais de 220 ocorrências. Os bombeiros reportaram que a situação mais crítica deu-se “na região de Grosseto, especialmente entre os municípios de Follonica e Castiglione della Pescaia, onde foram realizadas 40 intervenções”.
Entre as operações realizadas, a entidade destacou o resgate de um adulto e de um grupo de adolescentes, que se encontravam num carro preso num viaduto inundado, em Florença, assim como o resgate de um homem numa viatura cujo habitáculo estava “inundado por água que aumentava cada vez mais”, num viaduto de Albinia.
A tarde em Milão e Varese foi marcada por chuva forte, com 40 intervenções dos bombeiros na capital lombarda. Além de "15 intervenções na região sul de Varese", cinco pessoas foram resgatadas em passagens subterrâneas inundadas na região de Gallarate.
Veja as imagens das operações na galeria acima.
Leia Também: Morre em acidente de mota sete dias após namorado morrer de doença