Zelensky envia reforços para o leste da Ucrânica para travar avanço russo

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou hoje o envio de reforços para o leste da Ucrânia, onde as tropas russas avançam rapidamente à custa de "pesadas perdas".

UK Prime Minister to welcome President of Ukraine to Downing Street

© Lusa

Lusa
15/08/2025 15:13 ‧ há 1 hora por Lusa

Mundo

Ucrânia

"Hoje, foi tomada a decisão de reforçar esta e outras áreas na região de Donetsk", disse Zelensky no Telegram, horas antes da cimeira entre os Presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, no Alasca, para discutir o fim da guerra.

 

"Os militares russos continuam a sofrer pesadas perdas, enquanto tentam garantir melhores posições políticas para a liderança russa na reunião no Alasca", acrescentou.

Sobre o encontro, que tem início previsto para as 11:30 locais (20:30 em Lisboa), Zelensky disse contar com Donald Trump para pôr fim à guerra na Ucrânia.

"É tempo de pôr fim à guerra, e a Rússia deve tomar as medidas necessárias. Contamos com os Estados Unidos", acrescentou, numa publicação na rede social X.

Para o chefe de Estado ucraniano, a cimeira Trump-Putin deve abrir caminho para um diálogo a três sobre a paz no conflito, iniciado em fevereiro de 2022 com a invasão da Ucrânia pela Rússia.

"O fundamental é que esta reunião abra um caminho real para uma paz justa e um debate substantivo entre os líderes num formato trilateral: Ucrânia, Estados Unidos e Rússia", declarou Zelensky, numa mensagem publicada na sua conta de Facebook.

Leia Também: Starmer e Zelensky concordam na determinação de alcançar a paz

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas