Hytalo Santos foi um dos alvos do vídeo sobre adultização, que se tornou viral nas redes sociais, e que foi partilhado pelo influenciador brasileiro Felca.
No vídeo, visto por mais de 30 milhões de pessoas, Felca denuncia uma espécie de reality show com adolescentes produzidos por este homem, onde se promovia a sua sexualização.
Após o vídeo, Hytalo Santos tornou-se alvo de investigação e as suas redes sociais foram bloqueadas.
Influenciador defende-se: "falsas acusações"
Uma semana depois da polémica, o homem falou pela primeira vez para se defender, negando alguma vez ter agido fora da lei.
A justiça determinou a suspensão de todos os perfis de Hytalo nas redes sociais, proibiu qualquer contato com os menores citados nas investigações e ordenou a desmonetização dos seus conteúdos. Dias depois, autorizou mandados de busca e apreensão na casa do influenciador, refere a CNN Brasil.
Numa nota enviada a este canal, Hytalo Santos diz repudiar “categoricamente qualquer acusação de exploração de menores”.
“Minha trajetória pessoal e profissional sempre foi guiada pelo compromisso inabalável com a proteção de crianças e adolescentes”, disse, referindo estar de viagem mas tendo estado sempre “à disposição das autoridades para todo e qualquer esclarecimento".
"Reafirmo minha integridade e indignação diante de falsas acusações. Não aceitarei que minha imagem e meu trabalho sejam manchados por narrativas infundadas, e seguirei defendendo, com firmeza, a verdade e os valores que sempre nortearam minha vida", prossegue, remetendo para a Justiça mais esclarecimentos.
Quem é Hytalo Santos?
Hytalo Santos tem 28 anos de idade, é natural da Paraíba, e conta com mais de 20 milhões de seguidores, no total de todas as suas redes sociais.
O homem ficou famoso com conteúdos em que reunia pessoas dentro de uma casa ou "mansão", mostrando ao mundo a sua rotina. A maioria eram menores de idade, a quem Hytalo, chamava de "crias", "filhas" e até mesmo de "genros".
De que é acusado?
No vídeo de Felca, Hytalo é acusado de ter promovido a sexualização de vários jovens menores, entre eles está Kamylinha, menina que se popularizou a seu lado com apenas 12 anos e que cresceu ao lado do influencer.
No vídeo, Felca aborda a forma como a sua exposição tão precoce teve impacto no seu crescimento.
Kamylinha, que tem cerca de 11 milhões de seguidores no Instagram, também viu a sua conta bloqueada na sequência da polémica.
Reações ao vídeo
O vídeo em causa tem gerado várias reações. Todas elas de apoio ao criador de conteúdos que é elogiado por ter denunciado aquela que é uma situação grave na sociedade atual.
As reações vêm de varias áreas com muitos famosos a aplaudir o vídeo que apesar de o definirem como "forte" é também "necessário".
"Um vídeo mais que necessário", defendeu a criadora de novelas Gloria Perez, Por cá, o mais recente nome a partilhar a vídeo de Felca foi Nuno Markl que na sua conta de Instagram escreveu que "o vídeo dele 'Adultização' é um dos vídeos de YouTube mais importantes do momento".
Leia Também: Adultização? Meta e TikTok já reagiram ao vídeo do youtuber Felca