A região dos Alpes Marítimos, em França, encontra-se 'a braços' com um apagão elétrico, que não só deixou 160 mil residências sem energia, como também ditou que o Festival de Cinema de Cannes ficasse às escuras.
"Um importante corte de energia afecta atualmente o oeste dos Alpes Marítimos. Os serviços da RTE [operadora elétrica francesa] estão atualmente a trabalhar para restabelecer a situação. Por favor, tenha cuidado ao viajar", alertaram as autoridades, na rede social X (Twitter).
Pelo menos 160 mil residências estão sem eletricidade desde as 10 da manhã (hora local), segundo dados da RTE.
O organismo adiantou que o apagão foi provocado pela queda de uma linha de alta tensão, nesta manhã de sábado. Já na sexta-feira à noite, um incêndio afetou uma subestação eléctrica na região de Cannes, o que enfraqueceu a rede.
A Câmara Municipal de Cannes disse esperar que a eletricidade seja restabelecida na cidade por volta do meio-dia, em declarações à France 3. Enquanto os semáforos não estiverem operacionais, a polícia municipal ficará responsável por orientar o trânsito.
Depuis 10h, une #coupure d’#électricité touche la commune de @villecannes et les communes alentours et prive 160 000 foyers d’alimentation électrique. Les équipes RTE et Enedis sont en cours d'intervention pour rétablir le courant dans les meilleurs délais. RTE présente ses…
— RTE en Méditerranée (@RTE_med) May 24, 2025
Une importante panne d’électricité touche actuellement l’ouest des Alpes-Maritimes.
— Préfet des Alpes-Maritimes🇫🇷 (@prefet06) May 24, 2025
Les services de @rte_france travaillent actuellement au rétablissement de la situation.
Soyez prudents lors de vos déplacements.
Também o Festival de Cannes ficou às escuras, sendo que, de acordo com o Screen Daily, os participantes no festival relataram que a exibição do filme 'Sirât', do espanhol Oliver Laxe, foi interrompida.
Ainda assim, Régis Courvoisier, diretor de Marketing e Comunicação do Palais, confirmou que o último dia do 78.º Festival de Cinema de Cannes não será perturbado pelo apagão.
"A cerimónia decorrerá normalmente e as projeções da competição estão a decorrer", disse, à France 3.
Entretanto, a organização esclareceu que o festival "passou a dispor de uma alimentação eléctrica independente, o que significa que todos os eventos e projeções programados para hoje, incluindo a Cerimónia de Encerramento, podem prosseguir em condições normais".
Contudo, "as projeções programadas no Cineum estão temporariamente suspensas, mas serão retomadas logo que o fornecimento de energia seja restabelecido".
Festival de Cannes 2025. Une coupure générale d'électricité dans la ville https://t.co/R4SvVYo922 #Cannes2025 #cannes78 pic.twitter.com/YPk12jHDMs
— France 3 Côte d'Azur (@F3cotedazur) May 24, 2025
[Notícia atualizada às 11h46]
Leia Também: Cara Delevingne evita encontro com suposta ex-namorada Paris Jackson