Pelo menos 17 pessoas ficaram feridas, quatro das quais em estado crítico, num ataque com faca na Estação Central de Hamburgo, na Alemanha, esta sexta-feira. Segundo a polícia local, a suspeita, uma mulher de 39 anos, terá "agido sozinha" e esfaqueou as vítimas "de forma indiscriminada".
Citado pela imprensa alemã, um porta-voz dos bombeiros locais adiantou que todos os 17 feridos foram hospitalizados e quatro estão em estado crítico. Outras seis pessoas sofreram ferimentos graves, mas não correm perigo de vida.
Já Florian Abbenseth, porta-voz da Polícia de Hamburgo, afirmou que o motivo do ataque ainda está a ser investigado, mas as autoridades apontaram que a mulher, que se entregou sem resistência, "poderia estar num estado de sofrimento mental".
Em comunicado, a polícia indicou que "uma mulher alemã, de 39 anos, agindo sozinha e aparentemente de forma indiscriminada, esfaqueou pedestres, ferindo alguns gravemente".
#hh2305 #Hamburg
— Polizei Hamburg (@PolizeiHamburg) May 23, 2025
Unser Pressesprecher, Florian Abbenseth, mit einem Statement: pic.twitter.com/ApKsJ4lp1j
Numa nota, nas redes sociais, o chanceler alemão, Friedrich Merz, afirmou que "as notícias de Hamburgo são chocantes".
"Os meus pensamentos estão com as vítimas e as suas famílias. Os meus agradecimentos a todos os serviços de emergência no local pela sua rápida assistência", disse, acrescentado que falou com o autarca de Hamburgo, Peter Tschentscher, a quem ofereceu o "apoio do governo alemão".
Die Nachrichten aus Hamburg sind bestürzend. Meine Gedanken sind bei den Opfern und ihren Angehörigen. Mein Dank geht an alle Einsatzkräfte vor Ort für ihre schnelle Hilfe. Soeben habe ich mit @TschenPe telefoniert und ihm die Unterstützung der Bundesregierung angeboten.
— Bundeskanzler Friedrich Merz (@bundeskanzler) May 23, 2025
O ataque ocorreu pelas 18h00 locais (17h00 em Lisboa) numa plataforma da Estação Central de Hamburgo, a mais movimentada da Alemanha.
Pode ver, na galeria acima, imagens do aparato provocado pelo ataque.
Leia Também: Ataque com faca provoca 12 feridos na Alemanha. Mulher de 39 anos detida