"Triste". Criança esfola joelho ao cair de skate e tem pernas amputadas

O acidente ocorreu quando Joseph Bressan tinha oito anos, em 2023, pouco depois de a família se ter mudado para uma casa nova.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
23/05/2025 14:48 ‧ há 6 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

Brasil

Um menino de 10 anos contraiu uma infeção generalizada e teve de amputar as duas pernas, depois de ter caído de skate e esfolado o joelho, em Pato Branco, no estado brasileiro do Paraná.

 

O acidente ocorreu quando Joseph Bressan tinha oito anos, em 2023, pouco depois de a família se ter mudado para uma casa nova.

"Ele estava muito feliz. Tinha feito amizade com todas as crianças da rua. [...] Como sempre fazia depois de se magoar, lavou bem, tomou banho e parecia tudo bem", disse a mãe, Elisa Bressan, ao g1.

No entanto, dois dias depois da queda, Joseph teve febre e sentia-se agitado e confuso. O menino foi diagnosticado com uma infeção provocada pela bactéria Streptococcus do grupo A, tendo sido internado nos cuidados intensivos do Hospital Policlínica com 20% de hipóteses de sobrevivência.

O menor ficou em estado grave por ter imunidade baixa, uma vez que, seis anos antes, teve de remover o baço.

O cirurgião vascular que operou Joseph, André Ampessan Melani, disse ao g1 que lhe foram receitados medicamentos que aumentam a pressão arterial e provocam vasoconstrição, o que se traduziu um quadro de necrose que atingiu as pernas, os braços, o nariz, as orelhas e a boca do menino.

"Foi a primeira e única amputação que realizei numa criança, foi muito triste. Os pés dele chegaram a um estado de mumificação, não tinha mais retorno", contou.

A mãe da criança salientou que Joseph “sofreu muito no começo” e “chorava todos os dias”, mas foi compreendendo aos poucos o que estava a acontecer.

Seis meses depois da cirurgia, a família conseguiu angariar os 50 mil reais (cerca de 7.715 euros) para comprar as próteses que o menino utiliza atualmente.

Com a supervisão da mãe, a criança partilha a sua rotina na rede social Instagram, o que tem ajudado a sua autoestima.

"No início achava-se feio, não aceitava as próteses. Agora, publica fotografias sem elas, mostra os cotos. Está a aceitar muito bem", disse.

Joseph faz fisioterapia aquática, natação e sonha em competir nos Jogos Paralímpicos.

Leia Também: Tarragona. Ex-funcionária de lar detida por roubar 40 mil euros a idoso

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas