Chama-se Tenaz e é o novo festival gastronómico do município de Mirandela. Acontece no final de agosto e junta oito chefs. Vão usar os produtos locais em petiscos.
A 29 e 30 de agosto, a antiga estação ferroviária da cidade do distrito de Bragança, convertida na Estação das Artes, será a cozinha de nomes como Vitor Matos, Rui Paula, Óscar Geadas ou Eurico Castro, já confirmados neste momento, para participarem no Tenaz - Mirandela na Ponta dos Dedos.
O conceito será a confeção de petiscos exclusivamente com produtos da região.
Os ingredientes escolhidos são, disse à Lusa a organização, a alheira de Mirandela, o mel da Terra Quente, o queijo de cabra transmontano, a batata de Trás-os-Montes, o cabrito de Trás-os-Montes, o azeite e o morango de São Pedro Velho (aldeia do concelho mirandelense) e o borrego de raça Churra Badana, produtos com Indicação Geográfica Protegida (IGP) e Denominação de Origem Protegida (DOP).
Leia Também: Lisboa à Prova. Quatro restaurantes recebem distinção máxima no concurso
Sobre os profissionais do setor gastronómico presentes, Vítor Matos tem um percurso entre Portugal e a Suíça, e é conhecido como o "chef das cinco estrelas Michelin".
O chef Rui Paula referencia-se pela cozinha moderna, e já foi distinguido com duas estrelas Michelin. Da região, Óscar Geadas, brigantino, também distinguido pela Michelin e Eurico Castro, chef pasteleiro que "aposta numa abordagem sustentável aos sabores locais", descreveu a organização.
A entrada no Tenaz vai ser gratuita e os visitantes vão poder provar por valores simbólicos, cujos montantes não foram revelados, o que vai ser preparado. No conceito moderno, os petiscos ganham o nome de conceito 'finger food', ou seja, comida em pequenas quantidades que dá para comer com a mão.
De 29 de agosto, primeiro dia do evento, até 12 de setembro, os petiscos vão estender-se pelos restaurantes locais. Os aderentes vão poder ser consultados nas redes sociais.
Desde o pôr-do-sol e noite dentro, há outras atividades programadas, fundindo música, circo contemporâneo e performances itinerantes", disse a organização.
O DJ portuense Rui Trintaeum, o circo contemporâneo - Raíz do Circo Caótico e Memória, as performances itinerantes com espetáculo Musko da WeTumTum e Fita Cola do Projeto EZ e o projeto que envolve a comunidade "Memórias em Lume Brando" com o grupo de teatro mirandelense Trás Cena já constam da programação.
Leia Também: O fim de semana chegou e temos 10 ideias para sair de casa