As dores que nunca (mas mesmo nunca) deve ignorar

Podem indicar problemas de saúde graves e o melhor é estar atento a este tipo de sinais. Saiba o que podem significar e qual a importância que tem ao fazer o diagnóstico correto.

dor no peito

© Shutterstock

Adriano Guerreiro
10/07/2025 15:12 ‧ há 7 horas por Adriano Guerreiro

Lifestyle

Saúde

Por vezes, pode sentir uma dor repentina e que não passa facilmente. Acaba por desvalorizar e mais tarde pode acontece mais uma vez. O melhor é ter presente que pode tratar-se de algo. Existem algumas dores que convém que não sejam ignoradas.

 

O 'website' Only My Health falou com o médico Tejas Shinde para perceber as dores que não deve desvalorizar. "Quantas vezes ignorou dores persistentes nas costas ou episódios frequentes de dor de cabeça? Seria errado presumir que frequentemente ignora dores de cólica no estômago e pensar que se tratam apenas de uma intoxicação alimentar leve?", pergunta o especialista.

Deixa ainda um conselho. "Embora, na maioria dos casos, esses sintomas possam ser benignos, é sempre aconselhável consultar um médico." Conheça melhor esta e outras dores que pode vir a sentir.

Leia Também: Vírus do herpes pode ser aliado inesperado no tratamento do cancro

Dor no peito

"Dor no peito que pareça pressão, aperto ou uma sensação de aperto, principalmente se passar para o braço esquerdo, pescoço, mandíbula ou costas, nunca deve ser ignorada. Se for acompanhada de sintomas como falta de ar, suor, tontura ou náusea, pode ser um ataque cardíaco", explica o médico.

"Pessoas com fatores de risco como diabetes, colesterol alto ou histórico familiar de doença cardíaca devem ser especialmente cautelosas."

Dor de cabeça repentina e intensa

"Se a dor de cabeça não for típica, acompanhada de rigidez na zona do pescoço, alterações na visão, vómitos ou algum tipo de confusão, deve ser tratada como uma emergência médica." Neste caso, poderá vir a ser um aneurisma, na pior das situações, avisa o médico.

Dor abdominal forte

"A dor abdominal benigna geralmente é leve, transitória e associada à digestão. Por outro lado, dores agudas, persistentes ou localizadas, como no abdómen inferior direito ou superior direito podem ser perigosas. Essas dores requerem intervenção urgente." Nestes casos, podem mesmo ser sinal de doença na vesícula biliar ou apendicite.

Dor nas costas com sintomas neurológicos

"Se tais sintomas surgirem, é aconselhável procurar ajuda médica, pois podem indicar problemas na medula espinhal, como hérnia nos nervos ou infecção. Se sentir formigamento ou dormência repentina num dos lados do corpo pode ser um indicador precoce de AVC. Combinado com fraqueza muscular, fala arrastada ou flacidez facial, é uma emergência", continua o médico.

Dificuldade em falar

"Poderá estar na origem de uma interrupção temporária do fluxo sanguíneo para o cérebro, o que causa sintomas semelhantes aos de um AVC, que desaparecem em 24 horas. Fique atento a qualquer aparecimento repentino de sintomas neurológicos, mesmo que se resolvam em pouco tempo."

Em jeito de conclusão, revela que a dor é uma forma de o corpo avisar que alguma coisa não está bem. "Não a ignore, especialmente se for repentina, intensa ou nova. Em caso de dúvida, é sempre mais seguro procurar ajuda médica do que esperar para ver", é o conselho do especialista.

A verdade é que algumas se mostram sem grande preocupação, quanto outras podem mesmo ser fatais. A procura de um médico pode ser essencial em alguns caso. Assim, o melhor é estar atento e perceber se é algo que já lhe tinha acontecido ou se é uma dor nova e bastante intensa que precisa de ser vigiada.

Leia Também: Cancro colorretal: Biópsia líquida mostra resultados promissores

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas