"A taxa de crescimento global, mesmo com esta revisão em baixa, não sai propriamente da sua trajetória, consistente ao longo do tempo, às vezes com variações, como estas, que vamos conhecer mais em detalhe", referiu Eurico Monteiro aos jornalistas, na Praia.
"No conjunto, [a revisão] não tira Cabo Verde de uma trajetória de crescimento económico", assinalou.
Segundo o governante, "é preciso ter em conta todo o percurso destes últimos anos, uma recuperação extraordinária em 2022", após a desaceleração causada pela pandemia da covid-19, uma "taxa de crescimento muito significativa" em 2023 e "não era de todo expectável que se mantivesse esse mesmo ritmo ao longo de todos os anos".
"Apesar de tudo isso, olhando ao conjunto (...) a recuperação tem sido consistente" e "menos ou mais seis décimas não mexe significativamente com o caminho de crescimento da economia cabo-verdiana", concluiu.
O Instituto Nacional de Estatística (INE) de Cabo Verde publicou hoje as Contas Nacionais Definitivas de 2023, documento que corrige em 0,6 pontos percentuais o valor provisório de crescimento da economia em 2023, que se situava em 5,4%.
O valor provisório tinha sido atualizado em outubro de 2024, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), após publicação das contas definitivas de 2022 e, mais recentemente, em abril, após revisão das contas trimestrais.
Leia Também: Cabo Verde lamenta morte do pioneiro artista plástico Kiki Lima