O Benfica conquistou, na noite de quinta-feira, a 47.ª edição da Supertaça Cândido de Oliveira, depois de vencer o Sporting, por 1-0, num jogo decidido com um golo do grego Vangelis Pavlidis. Foi a 10.ª taça para os encarnados nesta competição.
João Alves, antigo jogador do Benfica, considera que o truque para a vitória encarnada no Algarve esteve na composição do meio-campo. Em entrevista à Rádio Renascença, o 'luvas pretas' destacou as boas impressões deixadas pelos reforços Richard Ríos e Enzo Barrenechea, considerando que a dupla fez uma boa ligação com Leandro Barreiro, que foi a surpresa de Bruno Lage para o dérbi no Estádio do Algarve.
"Funcionaram bem. Aquilo que se esperava dos jogadores que foram contratados é que realmente personalizassem aquela zona do campo, que é uma zona nevrálgica, onde o Sporting tem muito bons jogadores. Na verdade, embora tivesse sido um jogo equilibrado, a tendência mais foi do Benfica. A qualidade do Ríos e dos seus companheiros de setor fez o Benfica aparecer melhor, mais solto do que a equipa do Sporting", considerou o antigo médio.
"Os jogos têm 90 minutos e às vezes mais, os jogadores que estão a começar estão a entrosar-se, estão a entrar dentro de uma equipa que é nova, portanto é também uma questão de conhecimento e as coisas vão melhorando exatamente com isso, com os jogos. No que respeita ao Aursnes, a ideia que eu sempre tive é que é um ala por natureza. Em termos de características, é ali que ele tem melhor rendimento", vincou ainda.
João Alves deixou ainda rasgados elogios a Gianluca Prestianni, considerando que o jovem irá mostrar ainda mais qualidade quando tiver maior tempo de jogo.
"Quem trabalha com os jogadores diariamente tem uma outra perspetiva do que quem está de fora e que vê jogar de vez em quando. Aquilo que se pode dizer é que o Prestianni é um jovem, tem talento, tem qualidade e, portanto, há que pensar que, com o decorrer do tempo, vai ser cada vez melhor", sublinhou João Alves. Sobre a diferença nos ritmos de jogo, o ex-jogador viu uma equipa que "esteve parada bastante tempo, que é o caso do Sporting, e outra que deixou a competição há pouco tempo e que apareceu muito mais solta, mais virada para a frente, mais rápida do que o Sporting."
João Alves anteviu ainda um bom campeonato e uma luta a três pela conquista do título de campeão nacional.
"O que podemos dizer é que o Benfica vai melhorar e o Sporting também. Vamos ter um bom campeonato. O ano passado o Benfica ficou a um ponto ou dois do Sporting, não é? Acho que aquilo que podemos prever é que o Porto pode entrar nessa luta a três, há sempre que contar com o Braga e, portanto, há perspetivas de um bom campeonato", finalizou.
Leia Também: Não era só o pneu. Mão 'furada' de Rui Silva entrega Supertaça ao Benfica