Mais uma janela de transferências, mais uma dose de incertezas em torno do futuro de Gonçalo Borges. O extremo de 24 anos está longe de ser visto como peça fundamental pelo novo treinador Francesco Farioli e despertou o interesse do Botafogo que já terá, inclusive, avançado com uma oferta junto do FC Porto. No entanto, o emblema brasileiro não é o único interessado em Gonçalo Borges, sabe o Desporto ao Minuto.
Segundo as informações recolhidas, há pelo menos mais três clubes atentos à situação do jogador português. São eles os ingleses do Bournemouth, os neerlandeses do PSV e os franceses do Lyon, estes últimos que curiosamente pertencerem à mesma empresa que detém o Botafogo, a Eagle Football Group.
No entanto, e até à data de publicação deste artigo, nada está fechado quanto ao futuro de Gonçalo Borges. O mesmo é dizer que o jogador de 24 anos continuará a integrar os trabalhos da equipa comandada por Farioli no centro de treinos localizado no Olival. Resta, no entanto, saber se seguirá para o estágio de pré-temporada em Aigen im Ennstal, na Áustria, entre 21 e 25 de julho.
É na já segunda-feira que os dragões partem rumo a solo austríaco e o treinador Farioli pode operar o primeiro 'corte' num grupo que até ao momento vai contando com 28 jogadores. Nesse sentido, e tendo em conta o acumular dos interessados, o nome de Gonçalo Borges poderá vir a ser um dos 'sacrificados' pelo técnico italiano de 36 anos.
O filme de sempre
A eventual saída de Gonçalo Borges do FC Porto foi tema recorrente nos últimos mercados de transferências. Por diversas alutras, o jovem com formação no clube azul e branco e também no Benfica, já esteve com um pé fora do Dragão, mas por um motivo ou outro a sua saída nunca foi consumada.
O Desporto ao Minuto sabe, inclusive, que Gonçalo Borges já quis sair do FC Porto, mas a estrutura portista não deixou, e que também já aconteceu precisamente o contrário, com o FC Porto a querer colocar o jogador que, por sua vez, não aprovou o eventual destino.
Os franceses do Estrasburgo e os italianos do Genoa já foram apontados como interessados num passado recente, mas agora a luta por Gonçalo Borges é composta por outros clubes.
Brasil vs Europa
O próximo passo pode ser decisivo na carreira de Gonçalo Borges. Aos 24 anos, e já com três temporadas na equipa principal azul e branca, o extremo nascido em Lisboa sabe que dificilmente terá papel preponderante no atual FC Porto, olhando para a possibilidade de saída como uma oportunidade de ouro para ter maior regularidade e confirmar os créditos de outros tempos.
No entanto, terá duas realidades muito distintas em cima da mesa. Aventurar-se pelo Brasil, onde o idioma não seria um entrave à adaptação, ou prosseguir carreira na Europa, onde continuaria a ter maior exposição, mesmo alinhando num clube de menor dimensão.
Conforme avançou, oportunamente, o Desporto ao Minuto na tarde de quarta-feira, a preferência do jogador deverá recair por um clube europeu.
Refira-se que Borges tem contrato com o FC Porto por mais dois anos e encontra-se 'blindado' por uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros. Recentemente esteve com o FC Porto no Mundial de Clubes e acumula, no seu palmarés, I Liga (2021/2022), Taça de Portugal (2023/2024 e 2022/2023), Supertaça Cândido de Oliveira (2022 e 2024) e Taça da Liga (2022/2023).
Leia Também: Gonçalo Borges cobiçado pelo Botafogo. Preferência recai sobre a Europa