Pode estar à vista mais uma saída no plantel do Vitória SC neste mercado de transferências de verão. O Desporto ao Minuto apurou, esta quarta-feira, que Tomás Handel está na lista da Fiorentina e poderá vir a abandonar o Minho nas próximas semanas.
O clube de Florença, que na última época terminou no sexto lugar na Serie A (a escassos cinco pontos dos lugares de acesso à Liga dos Campeões), está a reunir informações sobre o médio, de 24 anos. A formação viola perguntou, inclusive, pelas condições em que poderá avançar para a contratação de Handel, que é internacional pelas camadas jovens de Portugal em três ocasiões.
Handel tem contrato com o Vitória SC até junho de 2029. Na última temporada, o médio defensivo, que fez quase toda a sua formação ao serviço do emblema de Guimarães - teve uma passagem pelas camadas jovens do Moreirense em 2009/10 - somou dois golos e uma assistência em 48 partidas realizadas em todas as competições.
Hipótese de rumar ao FC Porto em janeiro
Tomás Handel teve com um pé e meio fora do Vitória SC no mercado de transferências no passado mês de fevereiro. No último dia da janela de inverno, esteve a ser negociado entre FC Porto e o conjunto de Guimarães como substituto de Nico González, médio que saiu para o Manchester City.
No entanto, a mudança acabou por não se processar. Na altura, escreveu-se que Martin Anselmi, então treinador do FC Porto, não estava totalmente convencido de que Tomás Handel pudesse fazer a diferença no conjunto azul e branco. O argentino até deixou escapar esse mesmo suposto desagrado na conferência de imprensa que se seguiu ao jogo com o Rio Ave.
"Decidimos que não havia ninguém no mercado para substituir o Nico, não quero tapar jogadores como o Mora ou o Vasco Sousa e trazer um jogador para rechear o plantel. Não encontrámos um à altura do FC Porto, então continuamos a trabalhar com este plantel e a preparar o mercado de verão com mais tempo. Vamos dar ferramentas a estes jogadores e eles a nós para sermos melhores", referiu, na altura, Martín Anselmi.
Handel também chegou a estar na agenda do AC Milan, que então era orientado por Sérgio Conceição e onde pontifica o português Rafael Leão. Ainda assim, a mudança para Milão, que deixaria nove milhões de euros mais 20% de futuras mais-valias nos cofres do clube minhoto, não aconteceu por causa da idade.
O AC Milan só podia inscrever jogadores com menos de 23 anos de idade. Handel conta com 24 anos e isso implicaria que outro jogador dos italianos teria de ter saído para que a inscrição do internacional jovem português fosse efetuada.
Outra saída no meio campo em perspetiva
Além de Tomás Handel, Tiago Silva também poderá desfalcar o meio-campo do Vitória SC. Tal como avançado na terça-feira pelo Desporto ao Minuto, o médio, de 32 anos, está não só na lista do Sporting, mas também de outros clubes.
Tiago Silva acaba de entrar na quinta temporada ao serviço do Vitória SC, onde chegou em 2021/22. O médio está em final de contrato com os vitorianos e ainda não há sinais de que o conjunto minhoto tenha avançado com uma proposta para prolongar esta ligação.
Na última temporada fez um total de 46 jogos oficiais, com sete golos e oito assistências, e chegou a ser orientado por Rui Borges em Guimarães, antes do técnico rumar ao Sporting. Tiago Silva foi, inclusive, um dos integrantes do onze do ano da I Liga.
Leia Também: Sporting olha para dentro de portas e pode avançar por Tiago Silva
Leia Também: Sporting insiste e apresenta proposta por Alberto Costa. Juventus resiste