O FC Porto viu ser recusada, na segunda-feira, pelo Ajax uma proposta no valor de 15 milhões para a transferência de Kenneth Taylor, adianta o Telegraaf. O clube neerlandês terá, inclusive, ficado em choque com os (baixos) valores apresentados pela direção liderada por André Villas-Boas, com o mesmo jornal a classificar com "ridícula" a oferta dos azuis e brancos.
Isto porque, refira-se, o Ajax pede 35 milhões de euros, mais 20 milhões do que aquilo que o FC Porto estará disposto a investir, pelo menos nesta fase.
Ainda assim, André Villas-Boas não dá como perdida a contratação de Kenneth Taylor e vai avançar com uma nova oferta nas próximas horas, aumentando para 17 milhões de euros com bónus incluídos. No entanto, o novo valor continuará bastante distante daquele pedido pelo Ajax.
De resto, a direção do clube neerlandês acredita que o FC Porto acabará por desistir do médio de 23 anos, até porque o valor de 35 milhões de euros representaria um recorde na história do clube azul e branco. Nesta altura, e depois de ter comprado a totalidade do passe na sexta-feira, o jogador mais caro de sempre do FC Porto é Samu Aghehowa, que motivou um investimento total de 32 milhões de euros.
Nota ainda para a forma como o Telegraaf se refere aos problemas financeiros que os azuis e brancos atravessaram nos últimos anos, frisando mesmo que o "Ajax levará em conta a má reputação do FC Porto em honrar compromissos financeiros".
Refira-se que Kenneth Taylor, de 23 anos, fez toda a formação no Ajax, chegando à equipa principal na época 2020/21. Nas últimas três temporadas tornou-se peça basilar no conjunto neerlandês.
Velho conhecido de Farioli
O grande trunfo para a contratação de Kenneth Taylor seria Francesco Farioli, treinador que orientou o internacional neerlandês na temporada passada. No entanto, o Ajax também não gostou da forma como o treinador italiano rumou ao Dragão, já depois de junho, para evitar o pagamento de cinco milhões de euros.
Por seu turno, e apesar de reconhecer que evoluiu sob o comando de Farioli, Taylor não está particularmente entusiasmado com uma eventual mudança para Portugal, até porque o FC Porto não vai competir na Liga dos Campeões. Por outro lado, há "clubes de outro calibre", aponta o Telegraaf, como Atlético de Madrid e Napoli interessados no jogador.
Além disso, o próprio Ajax apenas venderá o internacional neerlandês pelos tais 35 milhões de euros, com o novo treinador (e antigo jogador) John Heitinga a fazer saber que pretende contar com Taylor como um jogador-chave da nova temporada 2025/26.
Outros alvos para o meio-campo
Apesar de, dentro deste mercado de transferências de verão, já ter contratado Gabri Veiga para reforçar o setor intermediário, o FC Porto continua à procura de outros reforços para o meio-campo.
Nas últimas semanas, vários jogadores foram colocados na rota dos azuis e brancos. Nelson Deossa, que pertence aos quadros dos mexicanos do Monterrey, Enzo Barrenechea, dos ingleses do Aston Villa, Richard Rios, do Palmeiras, ou Ludovic Blas, do Rennes, estarão, ao que tudo indica, na agenda dos portistas.
[Notícia atualizada às 10h43]
Leia Também: FC Porto 'esbanja' dinheiro e caminha para bater recordes este verão