A campanha "Agora Tu, Ativa-te - O movimento começa em ti" é um convite a dar o primeiro passo para mudar a rotina e iniciar um estilo de vida mais ativo, lembrando o IPDJ que as doenças ligadas ao sedentarismo causam incapacidade e morte prematura.
Portugal está a mover-se cada vez menos, com hábitos, comportamentos e escolhas diárias no sentido do sedentarismo, diz o instituto, que quer tornar Portugal um país mais ativo e saudável.
A campanha vai estar presente em todo o país através de diversos meios de comunicação e inclui um 'roadshow' nacional, informa em comunicado, adiantando que vai ser lançada uma ferramenta digital ("Apptiva") para desafiar e apoiar os portugueses a serem mais ativos.
A campanha e a "Apptiva" integram-se no Sistema Universal de Apoio à Vida Ativa (SUAVA), projeto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) para um país de 10 milhões de habitantes, onde metade da população é fisicamente inativa, indicam um custo anual deste sedentarismo de cerca de 900 milhões de euros.
Portugal é o país da União Europeia com piores indicadores de atividade física: 45% dos adultos portugueses não atingem a recomendação mínima de 150 minutos de atividade física por semana e 73% dizem nunca fazer exercício ou praticar desporto.
Leia Também: Ficar sentado durante muito tempo pode estar a encolher o seu cérebro