O dia de hoje promete ser de emoções fortes no futebol português. A partir das 18h00, o Sporting recebe o Vitória SC, e o Benfica visita o Sporting de Braga, em dois jogos da 34.ª e última jornada da I Liga que atribuirão o título de campeão nacional.
Mas se pensa que é apenas em Portugal que as coisas estão por se decidir, desengane-se. É certo que França, Alemanha, Espanha ou Inglaterra, quatro dos principais campeonatos europeus, já contam com os respetivos campeões atribuídos, mas a Bélgica, os Países Baixos e Itália ainda estão por definir.
Comecemos pela Eredivisie, que terá a última jornada no domingo. A penúltima ronda da competição trouxe mexidas no topo da classificação. O Ajax, que era o líder até então, empatou em casa do Groningen nos descontos, com mais um jogador em campo, e deixou o rival PSV no trono.
A situação ganha contornos ainda mais gravosos se olharmos para o que tem sido a recente desgraça do emblema de Amesterdão. Há cinco jornadas, o Ajax tinha nove pontos de avançado para o PSV, quebrando a partir daí: duas derrotas e dois empates. Tudo se decide ao início da tarde de domingo. A formação de Eindhoven tem 76 pontos e o rival 75.
Para sonhar com o título de campeão, o Ajax terá de, pelo menos, ganhar ao Twente e esperar que o PSV tropece diante do Sparta de Roterdão. Um empate com o Twente até pode dar título à equipa de Farioli, mas o PSV terá de ser derrotado pelo Sparta. Promete ser um dia de emoções fortes nos Países Baixos.
Bélgica e Itália também sem campeão
Bem ao lado dos Países Baixos, a Bélgica também não conta com campeão. A duas rondas do fim do playoff de campeão, Union St. Gilloise e Club Brugge são as duas únicas equipas que ainda podem levantar o ceptro.
A jornada poderá contar com campeão. O Union St. Gilloise lidera com 50 pontos, mais um do que o Club Brugge, e será campeão se ganhar no sábado na casa do Antuérpia e o rival não vencer o Anderlecht ao início da tarde de domingo. O confronto direto entre estas duas equipas é favorável à formação localizada em Bruxelas.
Se o Union St. Gilloise perder pontos e o Club Brugge vencer o Anderlecht, tudo se decidirá na última jornada do playoff, que acontece no próximo fim de semana. Há, por isso, muitas contas a fazer com a calculadora para existir festa na Bélgica já no domingo.
Conceição sonha com a Champions... num duelo a dois pelo título
De Itália também poderá chegar o mais recente campeão do Scudetto. Nas duas últimas jornadas da Serie A, Napoli e Internazionale discutirão quem levantará o troféu. Para já são os napolitanos que seguem no topo da classificação.
Mas a ronda do fim de semana promete não ser fácil para nenhum deles. O Napoli joga em casa do Parma, que ainda não tem manutenção assegurada na Serie A, ao passo que o Inter recebe a Lazio, que luta por garantir um lugar na Liga dos Campeões na próxima época.
Uma derrota do conjunto de Milão e uma vitória do Napoli culminará em título no domingo para os azzurri. Um desaire do Napoli e um empate do Inter deixará tudo igualado a 78 pontos a uma jornada do fim. E refira-se que, para questão de desempate, as duas equipas empataram com o mesmo resultado (1-1) nos duelos entre si. Caso terminem em igualdade pontual, estas duas equipas disputarão um jogo que decidirá o campeão.
Mais abaixo na tabela, o AC Milan, de Sérgio Conceição, Rafael Leão e João Félix, ainda tem hipóteses matemáticas de chegar à Liga dos Campeões na próxima época. Os rossoneri têm obrigatoriamente de vencer a AS Roma para tentarem selar o sonho na última ronda. Outro resultado que não esse 'crava' mais um prego na época do trio português.
Estão, por isso, reunidas todas as condições para passar o fim de semana no sofá ou perto de uma televisão para não perder pitada do que se passa não só no campeonato português, como também nestes três acima referidos. Festa não irá faltar.
Leia Também: Escândalo. Ajax perde vantagem nos descontos e entrega liderança ao PSV