Há 40 anos, o mundo parava. Milhões de pessoas assistiam aos concertos nas televisões e outras tantas marcaram presença nos espetáculos que ocorreram em Londres e Filadélfia.
"Uma estranha e maravilhosa cruzada". Foi assim que o organizador que o jornalista da BBC, Michael Buerk, descreveu o projeto de Bob Geldof, Midge Ure e dos seus amigos músicos. Um concerto que tinha como objetivo arrecadar dinheiro para acabar com a fome na Etiópia.
Os espetáculos foram realizados no estádio de Wembley, em Londres, Reino Unido, e no estádio de John F. Kennedy (JFK), em Filadélfia, Estados Unidos, tendo sido também uma das maiores transmissões de larga escala, estimando-se que a população de mais de 100 países assistiu às diversas apresentações.
Os concertos aconteceram em simultâneo. Em Wembley, começou pelas 12h00 e terminou às 22h00. Já no JFK, o início aconteceu pelas 13h51 e terminou às 04h05 da madrugada. Os dois espetáculos juntos tiveram a duração de 16 horas.
De notar que em Wembley estiveram cerca de 82 mil pessoas e no estádio John F. Kennedy marcaram presença cerca de 99 mil espectadores.
Os espetáculos contaram também com a presença de figuras emblemáticas, tais como Carlos e Diana, príncipe e princesa de Gales, que estiveram no estádio de Wembley.
Diana e príncipe Carlos
© Fox/Keystone/Hulton Archive/Getty Images
Que artistas atuaram?
A lista de artistas é longa, divididos entre os dois espetáculos. Por exemplo, em Wembley estiveram os Queen, que foram recebidos por uma ovação. Também David Bowie subiu ao palco do estádio e cantou 'Heroes', uma música dedicada "a todos os filhos do mundo", o Beatle Paul McCartney, que terminou a sua performance com a música 'Let It Be', Phil Collins, a banda U2, entre tantos outros artistas.
Já o estádio John F. Kennedy, nos Estados Unidos, recebeu artistas como Bob Dylan, Led Zeppelin, Phil Collins - que atuou nos dois países - ou Madonna.
Os dois espetáculos (Londres e EUA) encerraram com vários artistas a juntarem-se para interpretar a música 'Do They Know It's Christmas?' e 'We Are The World'.
Wembley Stadium
© Dave Hogan/Getty Images
Note-se que na Austrália e no Japão também houve concertos, embora não tenham tido a mesma duração que os Live Aid no Reino Unido e Estados Unidos.
Como já foi referido, os espetáculos tinham como objetivo angariar dinheiro para combater a fome na Etiópia. No final, foram arrecadados cerca de 177 milhões de euros.
Veja a galeria acima.
Leia Também: Muse homenageiam Diogo Jota durante concerto no NOS Alive. Veja